18 MAI 2024 | ATUALIZADO 13:39
MOSSORÓ
27/09/2019 09:07
Atualizado
27/09/2019 09:08

Prefeitura adia "Dia D" da Campanha de vacinação antirrábica em Mossoró

O "Dia D" da campanha seria realizado neste sábado (28), mas, devido ao feriado prolongado, quando muitos mossoroenses vão estar viajando, a Secretaria de Saúde transferiu a data para 19 de outubro, visando garantir a imunização do maior número de cães e gatos do município.
FOTO: DIVULGAÇÃO/PMM

Em virtude do dia 30 de setembro, quando se comemora a abolição da escravatura em Mossoró, cair na segunda-feira e muito mossoroense aproveitarem o feriadão para viajar, o "Dia D" da campanha de vacinação antirrábica, que aconteceria neste sábado (28), foi adiado para o dia 19 de outubro.

Contudo, a Secretaria de Saúde do Município, por meio do setor de Endemias da Vigilância em Saúde, vai abrir cinco pontos de vacinação nas zonas urbana e rural do neste sábado (28).

CONFIRA OS NOVOS PONTOS DE VACINAÇÃO

Maísa (7h às 17h)

UBS Chico Costa, ao lado da UPA do Santo Antônio (8h às 13h)

Praça Raimundo Rubira, Boa Vista (8h às 13h)

Estande de Vendas da Nova Mossoró (8h às 13h)

Praça do bairro Abolição 5 (8h às 13h)

O coordenador das Endemias no Município, Adriano Gledson, explica que os mossoroenses que já se planejaram para vacinar seus animais não vão ficar prejudicados.

“As pessoas que já se programaram para vacinar seus cães e gatos no dia 28 não vão ficar prejudicadas. Elas terão essas opções para vacinar nesses locais na cidade.

Durante a semana a gente continua com os pontos extras de vacinação e o ponto fixo no Centro de Controle de Zoonoses, que fica até o fim da Campanha no próximo mês.”, explicou.

O Ministério da Saúde estima que 49.160 cães e gatos devem ser vacinados em Mossoró (32.066 cães e 17.094 gatos).

Desse número, o Município deve atingir, pelo menos, uma cobertura vacinal mínima de 80%. Nos anos de 2017 e 2018 a Prefeitura superou as coberturas vacinais determinadas pelo MS, chegando a 85% e 105%, respectivamente.

A vacina contra raiva é exclusiva para cães e gatos. Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de vida. Fêmeas gestantes ou que estejam amamentando também devem ser vacinadas.

A imunidade da vacina é válida por um período de um ano e os tutores dos animais devem comparecer todos os anos na Campanha Antirrábica para garantirem uma proteção contínua.

O cartão de vacina do animal precisa ser apresentado na hora da vacinação, para saber a condição vacinal do canino ou felino, e quem não tiver poderá emitir um no CCZ ou durante o Dia D nos postos de vacinação.

A Campanha Antirrábica em Cães e Gatos começou no dia 19 de agosto e ocorre até o dia 19 de outubro, último dia da Campanha com o Dia D.

Os tutores dos animais podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, para garantirem a proteção dos seus animais. O CCZ está localizado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, rua Pedro Alves Cabral, n° 01, Aeroporto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário