20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
06/09/2019 12:00
Atualizado
06/09/2019 15:00

Abel Coelho e Ufersa realizam ação social voltada para animais carentes

Esse é o quinto ano da Ação Pet Solidário, onde os alunos da escola recolhem materiais hospitalares e ração que são doados ao Hospital Veterinário da Ufersa e a associações de proteção de animais da cidade de Mossoró.
Abel Coelho e Ufersa realizam ação social voltada para animais carentes.

Nesta sexta-feira (6) a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu as doações de medicamentos obtidos a partir de uma ação social desenvolvida pela Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho.

Este é o 5º ano em que os alunos da escola participam do Projeto Pet Solidário. De acordo com a advogada Vânia Diógenes, que é madrinha do projeto, o Pet Solidários é uma forma de estímulo, de levar cidadania e mostrar aos alunos que eles devem ser solidários com aqueles que mais precisam.

“Hoje nós vemos os animais como a parte mais necessitada. Pra nós, eles fazem parte da sociedade, eles são protegidos pelo estado e nós temos que ter essa obrigação com o cuidado para com eles. Uma forma de cuidar é trazer para o hospital esse material hospitalar, onde existe um atendimento a um público mais carente, sem a ajuda do poder público, trabalhando apenas com doações e recursos próprios”, explicou.


Alguns materiais são doados pelos próprios alunos, mas grande parte deles é fruto doações da comunidade e dos comerciantes, a partir de pedidos dos estudantes, que vão às ruas arrecadar os mantimentos para o projeto.

“Os alunos doam, fazem um esforço tremendo, mas eles também saem pedindo, que é o que eu acho mais difícil de fazer e mais bonito. Eles saem pedindo no comércio da cidade, em lojas de ração, de material hospitalar e junto aos familiares e amigos eles também pedem dinheiro, que é revertido para a compra do material”, contou Vânia.

A professora de biologia da escola, Rita Fonseca, explicou que o projeto acontece sempre no terceiro semestre do ano e além da arrecadação dos insumos, também existe um lado educativo, onde os alunos participam de palestras de conscientização sobre zoonoses, maus tratos aos animais, dos direitos dos animais e deveres dos tutores.

A professora contou que não existe uma contabilidade de quanto material foi arrecadado para doação, visto que o objeto nunca foi trabalhar com números, mas motivar os alunos a se dedicarem ao projeto, sensibilizá-los e fazer com que um maior número deles se envolva na ação.

“Quanto maior a participação, maior o número de doações arrecadadas. Nosso projeto se baseia em uma relação completa de confiança com esses alunos, então a gente não se preocupa em prestar conta, mas o que percebemos é que este ano a gente superou as expectativas com relação aos anos anteriores”, contou a professora.

Hoje o projeto envolver as 32 turmas da escola, com professores e quase 1000 alunos envolvidos.

Rita Fonseca contou que no começo do Projeto Pet Solidário a equipe recebeu críticas de pessoas que achavam que seria mais importante fazer ações voltadas para idosos ou crianças, mas hoje, diante de todo o esforço dos envolvidos, o projeto cresceu e já tem a cada anos mais adeptos.

“A gente entende que já existem diversas ações voltadas para humanos e para a causa animal são tão poucos, além de não existirem políticas públicas para eles, então é uma forma que a gente tem de colaborar e de devolver a esse hospital, na forma de materiais, o tanto que eles fazem pela sociedade.”, concluiu.

As doações serão utilizadas para atender aos animais que, diariamente são levados para tratamento no Horvet, um Hospital Veterinários que já tratou e salvou a vida de milhares de animais, gratuitamente, na cidade de Mossoró.

O evento ainda contou com a presença da comunidade, que levou os animais para participar, teve distribuição de brindes através de empresas, além de um desfile pet, onde os bichinhos desfilaram e ganharam troféus.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário