Dezenas de estagiários atingidos pela medida da prefeita Rosalba Ciarlini de rescindir seus contratos realizaram na manhã desta sexta-feira (28), um protesto em frente à Secretaria de Administração do Município.
Com cartazes e recorrendo a palavras de ordem, a manifestação foi organizada por uma comissão montada para tratar do assunto. Cartazes foram feitos e muitos criticavam a decisão da prefeita Rosalba Ciarlini. Em um deles, há uma ironia que dizia "Presente de Natal da Rosa de Hiroshima". O deputado estadual Allyson Bezerra também participou e apoiou o protesto.
Os estagiários reclamam da atitude unilateral e sem aviso prévio da Prefeitura de Mossoró, de que não foram comunicados da decisão ants. Um documento assinado no dia 21 deste mês foi encaminhado pelo secretário de Administração, Pedro Almeida, para a procuradora-geral do Município, Karina de Souza Vasconcelos, solicitando o desligamento de mais de 600 estagiários na virada do ano.
A prefeitura emitiu uma nota, dizendo que "atualmente o programa de estágio desenvolvido pelo Município conta com parcerias com instituições como UERN, UNP e UFERSA. Tendo em vista o crescimento e visando a reestruturação do programa com a devida revisão da metodologia adotada no processo de estágio, a Secretaria de Administração vai dar início à rescisão dos contratos até 31 de dezembro de 2018".
Por sua vez, os estagiários rebateram as explicações e que as rescisões parte da "ideia de aperfeiçoar a relação do estagiário com o Município, visando, sobretudo, o aprendizado e a contribuição do estudante como auxiliar no serviço público", a comissão informou que "os motivos apresentados pela prefeitura em seu comunicado oficial são mentirosos. O que motivou a rescisão em massa foi a má-fé e a ideia de precarizar ainda mais nosso trabalho.