28 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
SAÚDE
Da redação
01/07/2015 10:41
Atualizado
12/12/2018 23:27

Polícia Federal desarticula grupo de extermínio em Alagoas

O grupo de extermínio, integrado inclusive por policiais civis e militares, argumentava que as ações serviam para reduzir criminalidade local
Reprodução

A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (1º), na Operação Tombstone, 11 pessoas suspeitas de integrar um grupo de extermínio que agia no município de Pilar, em Alagoas. Segundo o delegado regional de Combate ao Crime Organizado Fábio Maia a maioria das pessoas alvos do grupo eram criminosos, incluindo adolescentes. Destacou, no entanto, que entre as vítimas haviam pessoas inocentes.

Os assassinatos desses inocentes seriam para encobrir e manter o anonimato do grupo. As investigações da PF começaram em julho de 2014, a partir da análise da repercussão de casos de homicídios. Foram identificados 14 homicídios sem autoria entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014. “Acreditamos que ao menos dez foram praticados pelo grupo”, disse Maia.

Foram expedidos pela Justiça de Alagoas 12 mandados de prisão temporária, um mandado de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão. Um mandado de prisão ainda está sendo cumprido. Além dos homicídios, o grupo também está envolvido com tráfico de drogas, roubos e com o comércio ilegal de armas e munições. Além de Alagoas, a PF também cumpre mandados em Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Segundo o delegado, um dos suspeitos tentou reagir à prisão e foi atingido por um tiro de raspão no abdmem. Ele foi hospitalizado e não corre risco de morte.

Os presos serão ouvidos na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas e encaminhados ao complexo prisional. Eles responderão pelo crime de associação criminosa, homicídio, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munições, de acordo com a participação de cada um.

O nome da operação faz referência ao filme Tombstone – A Justiça Está Chegando, de 1993.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário