A deputada estadual Isolda Dantas acompanhou neste final de semana uma comitiva de empresários chineses em visita técnica ao Distrito Industrial de Mossoró. A agenda foi parte fundamental das tratativas para a instalação de uma planta de fabricação de equipamentos agrícolas no município, visando industrializar e fortalecer a infraestrutura produtiva da região Oeste.
A visita, que contou com a presença de representantes da UERN, UFERSA, da Universidade Agrícola da China e do secretário de estado de agricultura familiar Alexandre Lima, faz parte de uma estratégia mais ampla para atrair investimentos reais ao Rio Grande do Norte, focando na geração de emprego e condições de trabalho para os trabalhadores, além de fomentar a indústria na região Oeste. Durante a caminhada pela área, os investidores avaliaram a infraestrutura atual e a logística privilegiada de Mossoró para o escoamento de produtos.
Para Isolda Dantas, a iniciativa dialoga com um projeto de desenvolvimento que conecta indústria, agricultura familiar e interiorização das oportunidades no RN. “Nosso esforço é atrair investimentos que façam sentido para o Rio Grande do Norte, que gerem empregos, fortaleçam a agricultura familiar e ajudem a estruturar um projeto de desenvolvimento de longo prazo para Mossoró e para a região Oeste. A visita de hoje é um passo importante nesse diálogo”, afirmou a deputada.
A implantação da fábrica terá potencial para atender tanto a agricultura familiar quanto outros segmentos produtivos, contribuindo para reduzir custos, fortalecer cadeias locais de produção e ampliar a capacidade produtiva do campo potiguar.
A fábrica de pequenas máquinas agrícolas foi anunciada no final de 2024, fruto de uma articulação da deputada Isolda, o MST, o Governo Federal e Estadual e a China. A visita ao Distrito Industrial marca uma etapa inicial de avaliação técnica e institucional. As etapas da instalação da fábrica, que também já foram debatidas em uma visita prévia da deputada em Brasília em novembro do ano passado, seguem em andamento e deverão avançar para a fase dos estudos de viabilidade, reforçando o papel de Mossoró como polo estratégico para novos investimentos industriais no interior do Estado e no Nordeste.