O presidente Barack Obama fará uma viagem histórica aos lugares do ataque da bomba atômica em Hiroshima, Japão, no final deste mês como parte de sua 10ª turnê à Ásia. Essa será a primeira visita de um mandatário americano após o final da Segunda Guerra Mundial, onde a cidade japonesa foi completamente destruída.
Obama vai visitar Hiroshima com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, como parte da viagem à Ásia de 21 de maio a 28 de maio, de acordo com comunicado da Casa Branca.
Sobre a visita, os funcionários da Casa Branca disseram que tiveram cuidado para que a presença do presidente Obama poderia ser tomada como um pedido de desculpa pelo uso das armas nucleares, uma ação que muitos historiadores consideram essencial para por fim a guerra.
De acordo com a assessoria da Casa Branca, os Estados Unidos não devem um pedido de desculpa formal ao Japão por ter usado a bomba atômica em agosto de 1945. Os funcionários afirmaram que a visita servirá como uma recordação da terrível destruição que as armas nucleares podem causar, quando usadas como artefatos bélicos.
"Não se falará sobre a decisão de usar a bomba atômica no final da Segunda Guerra Mundial", disse Ben Rhodes, conselheiro de segurança nacional de Obama. "Mas vai oferecer uma visão de um futuro comum aos japoneses".