Vinte internos da Cadeia Pública de Caraúbas iniciaram o Curso de Mecânica em Refrigeração, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
A formação capacita os participantes para a manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar-condicionado. Ao longo das 160 horas/aula, eles aprendem, de forma teórica e prática, a instalar, identificar defeitos, montar e desmontar equipamentos do tipo split. Também recebem instruções sobre troca de gás, substituição de peças, soldagem em tubulações e execução de instalações elétricas. A iniciativa busca preparar os internos para o mercado de trabalho, oferecendo novas perspectivas de reinserção social.
Para participar dos cursos, é necessário ser selecionado pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), apresentar histórico de boa conduta carcerária e demonstrar aptidão para o estudo e o trabalho. As aulas acontecem em uma sala recém-construída, resultado da cooperação com a Vara de Execuções Penais de Mossoró.
Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, a meta inicial do programa é capacitar 1.325 internos. “A iniciativa prepara para o mercado de trabalho e oferece uma nova perspectiva de futuro”, destacou. O diretor da Cadeia Pública de Caraúbas, Leandro Brilhante, ressalta que todas as aulas são acompanhadas e supervisionadas pela Polícia Penal.
O programa Rede Trabalho Decente no Sistema Prisional, iniciado em 2024, é uma ação pioneira do MPT, SENAI e SEAP. Além de Mecânica em Refrigeração, são ofertados cursos de Pintor de Obras, Eletricista Instalador Predial, Encanador Hidráulico, Pedreiro de Alvenaria, Fabricação de Salgados, Fabricação de Bolos Regionais, Bolos e Tortas Decorados, Confeiteiro, Padeiro, Costureiro Industrial do Vestuário e Mecânico de Máquinas de Costura.