A dona de casa Maria Rita de Almeida Lopes, de 60 anos, foi atropelada e morta ao atravessar o Complexo Viário da Abolição (BR 304), no trecho entre os bairros Itapetinga e Alto da Conceição, no início da manhã desta terça-feira, 23 de setembro de 2025.
A vítima Maria Rita pilotava uma Honda Biz do bairro Itapetinga (RN 117) na direção do Alto da Conceição, acessou a BR 304, passou pela ponte de Genésio e quando foi atravessar a BR 304 para alcançar o retorno, foi colhida por um Renault Logan, que trafegava no mesmo sentido.
No momento do impacto, além do Logan, trafegava uma carreta no mesmo sentido. O motorista (nome resguardado) permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal. Ele contou que o impacto foi repentino e não teve como livrar.
Além da PRF, a Policia Militar também esteve no local ao lado da Policia Civil, para realizar os primeiros levantamentos do acidente, coletar nomes de testemunhas. O delegado Denis Carvalho da Ponte informou que o motorista será ouvido e liberado.
O corpo da vítima foi removido para exames na sede do Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP), onde será produzido relatório do acidente. Este documento, junto com o documento pericial da PRF, o delegado Denis Carvalho disse que praticamente conclui a investigação.
Acidentes graves
O Complexo Viário da Abolição em Mossoró, tem 17 km. Foi concluído há cerca de 10 anos. Neste período, já aconteceram diversos acidentes, com mortes, muito em função da ausência de passarelas, drenagem e, principalmente, iluminação.
Para se ter uma ideia, não existe travessia para quem ciclista e pedestres entre o Liberdade e o Sumaré, Bom Jesus e Liberdade 13 de Maio, Itapetinga e Alto da Conceição, Bom Pastor e Aeroporto II, assim como a necessidade um anel viário de acesso ao Redenção.
A falta de iluminação já causou diversos acidentes na região do Redenção, perto do antigo clube da Cosern, em frente a Central do Cidadão, nos retornos perto do Cemitério Novo e da Barragem de Genésio, bem como em frente a antiga base da Petrobras.
DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), com investimento de quase R$ 30 milhões, está construindo 10 passarelas no entorno de Mossoró. Este trabalho está em andamento, sendo que as unidades do Alto São Manoel e Bom Jesus estão mais avançadas. As obras das unidades na região do Redenção e do Bela Vista ainda não começaram.