O ex-presidente da Petrobras e senador Jean Paul Prates anunciou que será candidato ao Senado Federal, em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, da FM 103,9, de Natal-RN.
Entretanto, esta candidatura não será pelo PT, partido que é filiado desde 2013. Jean Paul Prates tem conversando com vários presidentes de partidos nos últimos meses.
Jean Paul Prates ingressou na política como candidato a suplente de senador com Fátima Bezerra candidata ao Senado Federal. Fátima ficou 4 anos no Senado Federal.
Ao sair para assumir o Governo do Estado, Fátima Bezerra abriu a vaga no Senado Federal para Jean Paul Prates assumir a vaga. Isto ocorreu no início de 2019.
No Senado Federal, Jean Paul trabalhou para destravar a duplicação da BR 304, em Brasília. Primeiro inseriu no Plano de Investimento do Governo Federal.
Em seguida inseriu no Orçamento Geral da União. Paralelo a isto, Jean Paul Prates trabalhou para alocar recursos para socorro da população vítima da Covid19.
Também no mesmo período, iniciou o trabalho para relatar e aprovar o Marco Regulatório das Ferrovias no Brasil, pensando em meios logísticos para o Rio Grande do Norte.
Outro trabalho dentro do Senado Federal foi articular, junto a bancada federal e o Governo Federal, os recursos necessários para concluir a Barragem de Oiticica.
Jean Paul Prates também destaca o trabalho para aprovar várias outras leis, entre as quais o Marco Regulatório das Energias Renováveis e do Hidrogênio.
Ao se destacar no Senado Federal, Jean Paul Prates terminou sendo convidado pelo presidente Lula para assumir a Presidência da Petrobras, o que ocorreu em 2023 e 2024.
Em entrevista a Diógenes Dantas, Jean Paul Prates disse que quando é procurado pelos partidos declara que prefere sair candidato na majoritária.
Esta semana, Jean Paul Prates esteve no Senado Federal, conversando com os ex-colegas de casa. Segundo ele, foi muito bem recebido. Sobre o PT, Prates disse que não tem mágoa.
Disse que a decepção com o PT, é que o partido escolhia os candidatos com eleições internas e ele mesmo passou por este processo quando foi candidato a suplente e a prefeito de Natal.
Entretanto, no atual processo, a decisão veio de gabinete. Sobre a possível candidatura, Jean Paul Prates disse que está conversando com o PDT e MDB, possíveis destino partidário.
Antes mesmo de ingressar na política, Jean Paul Prates trabalhou para atrair para o Rio Grande do Norte as energias renováveis. Atualmente, defende trabalho politico para atrair os Data Centers, para conseguir parte da energia que está sendo gerada em excesso