20 JUL 2025 | ATUALIZADO 13:16
ECONOMIA
Com informações do SENAI RN
24/06/2025 10:09
Atualizado
24/06/2025 10:09

IBAMA emite primeira licença prévia para energia eólica no mar no Brasil

A+   A-  
O projeto piloto desenvolvimento através do SENAI do RN e a Petrobras, fica na costa do Município de Areia Branca-RN. O sitio de dois aerogeradores terá capacidade para produzir até 24,5 megawatts e vai abastecer o Porto Ilha. Além gerar energia, também vai possibilitar avançar nas pesquisas para instalação de grandes parques eólicos no mar e a capacitação de mão de obra para atuar no setor no litoral brasileiro.
Imagem 1 -  O projeto piloto desenvolvimento através do SENAI do RN e a Petrobras, fica na costa do Município de Areia Branca-RN. O sitio de dois aerogeradores terá capacidade para produzir até 24,5 megawatts e vai abastecer o Porto Ilha. Além gerar energia, também vai possibilitar avançar nas pesquisas para instalação de grandes parques eólicos no mar e a capacitação de mão de obra para atuar no setor no litoral brasileiro.
O projeto piloto desenvolvimento através do SENAI do RN e a Petrobras, fica na costa do Município de Areia Branca-RN. O sitio de dois aerogeradores terá capacidade para produzir até 24,5 megawatts e vai abastecer o Porto Ilha. Além gerar energia, também vai possibilitar avançar nas pesquisas para instalação de grandes parques eólicos no mar e a capacitação de mão de obra para atuar no setor no litoral brasileiro.
Reprodução do SENAI

O projeto-piloto, desenvolvimento através do SENAI do RN e a Petrobras, fica na costa do Município de Areia Branca-RN. O sítio de dois aerogeradores terá capacidade para produzir até 24,5 megawatts e vai abastecer o Porto Ilha. Além gerar energia, também vai possibilitar avançar nas pesquisas para instalação de grandes parques eólicos no mar e a capacitação de mão de obra para atuar no setor no litoral brasileiro.

A primeira licença prévia para instalação de projeto de energia eólica no mar (offshore) no Brasil será concedida nesta segunda-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A informação é do site do SENAI RN.

O projeto nasceu na gestão do então presidente da Petrobras Jean Paul Prates, por meio de uma parceria firmada com o SENAI do RN. Prevê a instalação de duas torres eólicas na costa do município de Areia Branca-RN, com capacidade instalada de até 24,5 megawatts (MW).

O trabalho é fruto de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) do Cenpes – o Centro de Pesquisas da Petrobras – em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (ISI-SE).

https://www.rn.senai.br/petrobras-e-senai-rn-firmam-parceria-em-transicao-energetica-energias-renovaveis-e-descarbonizacao/

O Bravo 2 é uma espécie de boia de 7 toneladas, 4 metros de diâmetro e 4 metros de altura, com autonomia de energia, levada ao mar na região para avaliar as correntes de ar, a uma distância de mais ou menos 20 quilômetros da costa de Areia Branca.

Será um sítio teste de aerogeradores offshore, localizado a uma distância da costa de 15 a 20 km. Um aerogerador terá capacidade para 8,5 mw e outro de 16 mw. A energia gerada por estas estruturas será destinada para o consumo do Porto Ilha.

O sítio de testes, além de gerar energia, se propõe a contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, funcionando como projeto-piloto, juntando as condições tecnológicas e a questão da legislação ambiental brasileira.

Outras finalidades do projeto é promover inovação no setor elétrico, bem como qualificar mão de obra e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Os especialistas do IBAMA que analisaram o projeto, reconheceram a robustez técnica, atendendo aos critérios previstos na legislação nacional. Apontaram 13 pontos de impactos ambientais e recomentaram monitoramento da fauna, ruídos subaquáticos, comunicação social, qualificação profissional, entre outras medidas para garantir a viabilidade do projeto.

O primeiro licenciamento ambiental prévio no Brasil para este fim, liberado pelo IBAMA, poderá fornecer dados e metodologias que certamente vão servir de base para outros grandes investimentos na geração de energia em espelhos de água marítimo.

SERVIÇO

O que: Cerimônia de concessão da primeira licença prévia para um projeto de energia eólica offshore no Brasil

Local: Sede do Ibama – Prédio da Diretoria de Licenciamento Ambiental – SCEN Trecho 2, Brasília/DF

Dia: 24 de junho

Horário: 13:00

Votação da lei 576/2021

O ex-presidente da Petrobras e senador da república é o autor da Lei 576/2021, que trata exatamente sobre a produção de energia eólica no mar. Ocorre que esta lei foi aprovada no Congresso com vários “jabutis” para beneficiar suja de energia, a partir da queima do carvão, do gás e outros. Estes pontos, no entanto, foram vetados pelo presidente Lula, porém o Congresso, cedendo aos interesses obscuros, derrubaram os vetos de Lula e mantiveram os “jabutis” na Lei da Energia Eólica no mar.

Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário