Não com o mesmo público, mas igualmente grandiosa. Os festejos de Santa Luzia, padroeira de Mossoró-RN, começaram no dia 1º de dezembro e encerrou neste dia 13, com uma procissão partindo do bairro Dom Jaime Câmara até o Centro da cidade, com a participação de dezenas de milhares de fiéis de várias regiões do Rio Grande do Norte e de outros estados.
A festa é realizada pela Igreja Católica, com apoio de várias instituições privadas e também pública. Entre os apoios, a Prefeitura Municipal de Mossoró, que, para além do patrocínio, também disponibilizou transporte público gratuito para a população se deslocar para o local de partida da procissão no bairro Dom Jaime Câmara, ao leste do Centro de Mossoró.
“A gente agradece à Prefeitura Municipal de Mossoró pelo apoio que foi dado das diversas secretarias em todos os âmbitos que puderam colaborar, bem como o fomento na dimensão financeira que ajuda na parte da infraestrutura e também na dimensão cultural do evento. Agradecemos pela gratuidade no transporte coletivo para toda a população, isso ajuda bastante porque por mais que pareça um valor pequeno, tem pessoas que não poderiam vir porque não teriam condição de pagar um ônibus, Uber ou um táxi e graças a essa parceria muitos devotos puderam chegar aqui e poderão retornar também às suas casas. Por isso, a nossa gratidão à Prefeitura pelo espaço aberto ao diálogo”, declarou o padre Antônio Alves.
A concentração no Santuário de Santa Clara, seguiu até a Avenida Presidente Dutra e desceu na direção do Centro da cidade, até chegar à Catedral de Santa Luzia. O sistema de segurança pública, com o trabalho ostensivo, projeto estrutura de apoio de segurança para 100 mil pessoas. A equipe de trânsito teve que fechar as vias de acesso ao local da procissão.
O prefeito Allyson Bezerra foi pessoalmente, como sempre o fez, acompanhar o início da procissão, no bairro Dom Jaime Câmara. Cumprimentou os fiéis e conversou as autoridades da Igreja Católica em nome do povo de Mossoró. Com ele, estava a senadora Zenaide Maia e os assessores. A governadora Fátima Bezerra também se fez presente. Caminhou ao lado do bisco Dom Francisco Sales
O bispo diocesano, Dom Francisco Sales de Alencar Batista, que destaca que a festa de Santa Luzia é o momento de fé, de acolhimento aos peregrinos e também de estímulo a catequese.
“A Festa de Santa Luzia é um momento intenso no qual a cidade de Mossoró mostra a sua cara, o seu rosto na face dos seus filhos e filhas. Então, para nós é uma graça, como igreja, viver esse momento no qual também nós acolhemos como comunidade de fé, a tantos peregrinos que vêm mostrando a hospitalidade da nossa cidade, mas ao mesmo tempo incitando, incentivando a caminhada da fé a partir dos estímulos próprios da catequese, da ação evangelizadora que se desenvolvem durante a celebração da Festa de Santa Luzia”, acrescentou o bispo diocesano.
Uma grande multidão se concentrou em frente ao Mosteiro de Santa Clara para acompanhar a imagem original de Santa Luzia, que aparece aos fiéis apenas uma vez por ano. Há quem faça o percurso descalço ou vestido com roupas representando sua fé, como forma de gratidão pelo milagre alcançado. Carla Correia paga uma promessa vestida de Santa Luzia há mais de 20 anos e, diz que vai continuar até quando puder.
“É emocionante para mim porque eu pago essa promessa por causa da saúde do meu filho, quando eu fui parir, ele passou da hora de nascer e nasceu todo roxinho. Então fiz a promessa à Santa Luzia e, graças a Deus, ele está aí, com vida e saúde. E enquanto eu puder e tiver saúde todos os anos estarei aqui, tanto na procissão, como nas novenas”, enfatizou.
Francisca Rosanilha há 7 anos participa das festividades da Santa Luzia, caracterizada também. Ela fez questão de enfatizar seu agradecimento à Prefeitura de Mossoró pela gratuidade da passagem coletiva. “Eu achei ótimo ter ônibus gratuito para podermos vir à procissão de Santa Luzia, há sete anos que eu faço essa caminhada vestida de Santa Luzia. E foi ótimo esse ano termos esse ônibus coletivo”, concluiu.
Além o transporte público e apoio como equipes de saúde, também ocorreu uma grande mobilização de equipes de segurança, em especial da polícia Militar, e de trânsito da polícia Rodoviária Federal, Estadual e Municipal.
O diretor-executivo de Mobilidade Urbana e Trânsito, Luiz Coreia, orientou a população a usar o aplicativo Waze para facilitar na locomoção durante o evento. “As alterações já estão disponíveis no aplicativo, permitindo que os condutores visualizem rotas alternativas em tempo real. Além disso, agentes de trânsito, DPRE e PRF estarão nos pontos estratégicos para orientar e controlar o fluxo.”, concluiu.
A caminhada de milhares de fiéis de Santa Luzia terminou com missão campal na Igreja Matriz, no Praça Antônio Vigário Joaquim, no Centro de Mossoró.