Um bebê de 42 dias de vida, com diagnóstico de hidranencefalia (grave acúmulo de líquido na cabeça no lugar de parte do cérebro), foi transferido nesta terça-feira, 22, no helicóptero Potiguar 01 de Natal para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de Mossoró.
O recém-nascido, do sexo masculino, é natural de Mossoró e havia sido transferido recentemente para a capital, onde passaria por um procedimento cirúrgico de implantação de válvula no cérebro.
De acordo Stefanny Caroline, diretora da UTI Pediátrica da Prefeitura de Mossoró, instalada no hospital Wilson Rosado, a equipe médica do Hospital Varela Santiago, onde o bebê estava internado, informou que devido à gravidade do caso, não seria recomendada a realização da cirurgia.
“Como no Varela Santiago só há leitos de UTI Neonatal, e o bebê é de Mossoró, o médico de Natal solicitou a transferência”, informou Stefanny Caroline.
Atualmente, dos 10 leitos da UTI Pediátrica, mantida exclusivamente com recursos do Poder Executivo municipal, quatro estão ocupados, sendo dois pacientes de Mossoró, um de Caraúbas e um de Umarizal.