O Governo do Rio Grande do Norte adotou, pela primeira vez no Poder Executivo estadual, o modelo de concurso público com banca unificada, inspirado no Concurso Nacional Unificado. A medida amplia a transparência, agiliza os processos e gera economia de recursos públicos.
A homologação da banca organizadora dos concursos do Detran/RN, Ipern e Ceasa/RN foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6). A instituição escolhida foi a Avalia – Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção. A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com os órgãos envolvidos.
A contratação de uma única banca padroniza procedimentos, aumenta a eficiência administrativa e resulta em uma economia estimada de R$ 3 milhões aos cofres públicos.
Segundo a Secretaria de Administração do RN, a expectativa é de que o edital seja publicado em cerca de 30 dias.
O modelo também beneficia os candidatos, com regras mais uniformes e processos mais organizados. Com a homologação, a banca iniciará a elaboração dos editais e dos cronogramas, que serão divulgados em breve.
Ao todo, serão ofertadas 175 vagas: Detran/RN: 80 vagas (24 para Analista de Trânsito – nível superior e 56 para Assistente de Trânsito – nível médio), além de cadastro de reserva;
Ipern: 90 vagas (45 para Assistente Técnico Previdenciário – nível superior e 45 para Agente Administrativo Previdenciário – nível médio);
Ceasa/RN: 5 vagas para Técnico em Abastecimento (nível superior).