21 DEZ 2025 | ATUALIZADO 13:54
MOSSORÓ
19/05/2021 15:23
Atualizado
19/05/2021 15:23

Assentamento Cheiro da Terra, em Mossoró, ganha novo dessalinizador

O equipamento tão aguardado pelas famílias da comunidade foi instalado na manhã desta quarta-feira (19), pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH).
FOTO: EDINALDO MORENO

O Assentamento Cheiro da Terra, na zona rural de Mossoró, ganhou nesta quarta-feira, 19, um dessalinizador viabilizado pelo Programa Água Doce.

O equipamento tão aguardado pelas famílias da comunidade foi instalado pela manhã pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH).

O gerente executivo da SEADRU, Raniere Barbosa, destacou a concretização de um sonho por parte dos moradores do assentamento que era ter um dessalinizador.

“Hoje de fato estamos concretizando o sonho da comunidade que era de ter água potável. A comunidade se encontra muito feliz na perspectiva de ter sua água garantida para beber”, comemorou.

A pasta municipal destaca que o sistema é bem interessante porque faz à captação da água de rejeito em um tanque evaporador e que essa água poderá também ser usada para o cultivo de algumas plantas resistente a salinidade.

“A comunidade já sonhava na perspectiva de pegar essa água de rejeito e usar em alguma cultura resistente a salinidade. Já estamos pensando na palma da forrageira. A gente no futuro pode fortalecer e ampliar o reuso dessa água. 70% da água tratada é rejeito e o restante é para o consumo. Então esse rejeito pode está utilizando não só para os animais beber, mas para o cultivo de algumas plantas que são resistentes a salinidade”.

Raniere Barbosa ressalta que o Cheiro da Terra era abastecido através de carro-pipa e agora com o novo equipamento terá a oportunidade de ter água potável sem a necessidade do trabalho de carros-pipa.

“Antes a comunidade era abastecida por carro-pipa e aí tem agora a oportunidade de ter sua água na própria comunidade, uma água tratada com um dessalinizador bem moderno na qual a comunidade no dia de hoje vai estar passando por um processo de treinamento para fazer a manutenção e ligar e fazer o sistema funcionar”.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário