A vacinação contra a Covid-19 em Mossoró alcança a faixa dos 30 anos ou mais das comorbidades nesta terça-feira (18). O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra que anunciou a ampliação da faixa etária de vacinação das pessoas com comorbidades e deficiência nesta segunda-feira (17).
Hoje, portanto, já podem ser vacinados quem tem 30 anos ou mais. O imunizante em uso é o Astrazeneca que vem sendo aplicado no ginásio do Sesi das, 08 ás 16h.
O Município dá sequência à vacinação também em pessoas com deficiências, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC/INSS). Segundo a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, as pessoas com as comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, devem apresentar a comprovação da (s) comorbidade (s).
"É importante que as pessoas levem ao ginásio do Sesi cópias e originais de documento pessoal com foto, comprovante de residência e, principalmente, laudo médico, prescrição médica ou exame comprobatório para que a vacina possa ser aplicada. Estamos avançando na vacinação devido às remessas que estamos recebendo da Astrazeneca", ressalta.
Têm direito à vacinação, pessoas com diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, doenças renais crônicas.
SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC
Nesta segunda (17) a Secretaria Municipal de Saúde também divulgou um calendário para a semana, fixando o cronograma de evolução da vacinação (segunda dose) com o imunizante do Instituto Butantan.
Nesta terça-feira (18), é a vez de ser aplicada a segunda dose da Coronavac para os idosos e trabalhadores de saúde que receberam a primeira dose até 3 de abril.
Veja mais:
Veja o cronograma de vacinação para quem tomou a D1 da Coronavac até 6 de abril