20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
23/09/2020 18:10
Atualizado
23/09/2020 18:11

Bombeiros atenderam a 513 ocorrências envolvendo abelhas na região de Mossoró

Em todo o Rio Grande do Norte o Corpo de Bombeiros Militar atendeu um total de 2.173 ocorrências envolvendo enxames de insetos nos primeiros 8 meses do ano; O Major Christiano Couceiro alerta a população que evite qualquer tipo de contato e que se afaste ao se deparar com colmeias.
FOTO: DIVULGAÇÃO

Nos primeiros oito meses de 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu um total de 2.173 ocorrências envolvendo enxames de insetos em todo o estado.

Os dados foram divulgados pela Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) na manhã desta quarta-feira (23). Somente na região de Mossoró, os bombeiros registraram 513 chamados.

Vale salientar que o período de reprodução das abelhas – de agosto a fevereiro - aumenta o perigo de ataques devido a incidência de incêndios florestais e por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais.

“Além dos incêndios florestais que ocorrem nesse período do ano, o Corpo de Bombeiros também tem uma preocupação em relação as ocorrências envolvendo abelhas. Esses casos aumentam consideravelmente entre os meses de agosto e fevereiro, pois há uma maior produção desses insetos, consequentemente aumentando os enxames”, explicou o Comandante do Serviço Operacional do CBMRN, Major Christiano Couceiro.

Sabendo que as queimadas registradas nessa época do ano proporcionam que as abelhas saiam do seu habitat natural buscando abrigo em áreas urbanas, a Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) também introduziu esse tipo de ocorrência dentro da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA).

Além disso, pensando nos cuidados com os animais e seres humanos, o Major Couceiro ainda alertou a população sobre os perigos envolvendo acidentes com o inseto.

“Vale lembrar que as abelhas agem porque são provocadas. Elas precisam se defender. Por isso estamos pedindo a população que evite qualquer tipo de contanto, que se afaste das colmeias. Todos os dias os nossos bombeiros intensificam ações contra os ataques de abelhas dentro de residências, escolas, hospitais e em estabelecimentos comerciais. No entanto, pedimos mais uma vez que a população não tente agir por conta própria e muito menos exterminar os enxames. O ideal é ligar no 193 e uma equipe especializada irá ao local realizar a captura e depois os animais serão devolvidos a natureza”, finalizou.

NÚMEROS POR JURISDIÇÃO

Natal e Região: 1.501

Mossoró e Região: 513

Caicó e Região: 96

Pau dos Ferros e Região: 63


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário