19 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:35
SAÚDE
03/08/2020 09:30
Atualizado
03/08/2020 09:30

Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo tem início hoje, 3

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que cerca de um milhão e meio de pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, que são pessoas de 20 a 49 anos. A meta é vacinar 95% desse público até o dia 31 de agosto.
Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo tem início hoje, 3. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que cerca de um milhão e meio de pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, que são pessoas de 20 a 49 anos. A meta é vacinar 95% desse público até o dia 31 de agosto.
FOTO: REPRODUÇÃO

Começa nesta segunda-feira (3) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todo o país. O objetivo é imunizar as pessoas de 20 a 49 anos contra a doença que voltou a circular no Brasil.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que cerca de um milhão e meio de pessoas se encontram nessa faixa etária. A meta é vacinar 95% desse público até o dia 31 de agosto.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Katiucia Roseli, “a vacinação é a principal forma de proteger a população contra o sarampo, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus, reduzindo a incidência e gravidade da doença nesse público-alvo”.

Para atingir essa meta, é necessário que todos os serviços de saúde das redes estadual e municipais estejam mobilizados para vacinação.

Nesse sentido, as equipes de saúde devem implementar estratégias diferenciadas de imunização, para facilitar o acesso da população nos lugares mais prováveis.

A vacina é uma estratégia de rotina que se encontra disponível para a população durante todo o ano. “Nesse momento, ressaltamos a importância de atualizar o cartão de vacina, mas lembramos que durante qualquer período do ano essa população terá acesso à vacina”, informa Katiucia.

Com a reincidência da circulação do vírus do sarampo no país em fevereiro de 2018, o Brasil registrou, até março deste ano, 29.233 casos confirmados, com 30 óbitos causados pela doença.

Em 2019, o Rio Grande do Norte registrou 11 casos de sarampo, sendo 2 importados. Neste ano, o estado não registrou nenhum caso da doença e, também, não há nenhum caso em investigação.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário