Os alunos do Campus de Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte trouxeram 6 das 20 medalhas que o estado conquistou na XI edição da Olimpíada Brasileira de História do Brasil (ONHB).
Com esta nova conquista, o campus já coleciona 45 medalhas, em nove edições da Olimpíada, sendo 15 de ouro, 14 de prata e 16 de bronze, além de 88 menções honrosas.
Veja mais:
Rio Grande do Norte se destaca com 20 medalhas na ONHB 2019
O Professor de História do Instituto, Gerardo Júnior, responsável pela preparação dos estudantes para a ONHB, conversou com o MOSSORÓ HOJE sobre alegria dessa nova conquista.
Apesar do contingenciamento de recursos promovido pelo Governo Federal, quem vem afetando o funcionamento dos Institutos Federais, o professor acredita que o desempenho dos estudantes provou a força da qualidade de ensino da instituição.
“O resultado a ONHB deste ano é um exemplo da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem dos Institutos Federais como um todo e do IFRN, em específico”, disse.
Gerardo enfatizou que é preciso fortalecer e defender ainda mais os pressupostos educacionais que estão consubstanciados no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição.
“Não podemos aceitar uma possível privatização e/ou o sucateamento dos Institutos Federais.
Acredito que o diferencial do IFRN é a proposta de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, em 04 anos, que possibilita aos estudantes uma formação educacional mais completa e complexa”, explicou.
Veja mais:
Jean Paul defende mais IFs ao invés da militarização de escolas públicas
EQUIPES NA FINAL DA OLIMPÍADA
Este ano o IFRN, campus Mossoró, conseguiu classificar 23 equipes para a etapa final da ONHB.
O professor Gerardo contou que, apesar das dificuldades encontradas devido a falta de verba, todas a equipe classificadas conseguiram participar do evento, que aconteceu na Unicamp, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de agosto.
“Todas foram a São Paulo, 5 foram custeadas pelo Campus e as outras 18 foram com recursos obtidos através de rifas, vaquinha eletrônica, cotas e ‘paitrocinadores’”.
Veja depoimentos de alunos sobre a importância da ONHB.
Gerardo concluiu dizendo que as medalhas são consequência do processo de aprendizado ao longo de todas as etapas da Olimpíadas, mas que a vivência que os alunos tiveram vai muito além de medalhas e certificados.
“Por exemplo, andar de avião pela primeira vez; sair de seu município e/ou estado pela primeira vez; conhecer uma das maiores Universidades da América Latina; conhecer um dos maiores Shopping Center da América Latina; desenvolver maiores autonomias intelectual e de vida; fazer e fortalecer novas amizades com estudantes e professores de vários recantos do Brasil, entre outros”.
VEJA OS NOME E FOTOS DAS EQUIPES E ALUNOS MEDALHISTAS DO IFRN MOSSORÓ
Equipe Os Inconfidentes - medalha de ouro
Caio Levi Oliveira de França, Lara Carla Freitas Rodrigues e Joanna Alycia Campos de Oliveira.
Equipe Villas Boas - medalha de ouro
Nicolas Gustavo Souza Costa, Thiago Gurgel Régis e Mariana Medeiros de Souza
Equipe Os Miseráveis - medalha de prata
Vitória Maria Alves, Emerson Santana, Antonia Ingrid de Oliveira Leandro.
Equipe Tríade Capitolina - medalha de bronze
Pedro Henrique da Silva Pereira, Vitória Lima, Eletice Costa.
Equipe Daltro - medalha de bronze
Mel Gurgel, Yasmin Ohana, Lívia Fonseca.
Equipe L'as Bandoleiras - medalha de bronze
Ana Luíza Aquino Bezerra, Fernanda Larissa Fernandes, Bárbara Lívia Barra.