Nesta sexta-feira (16), durante a 21ª edição da Festa do Bode, acontecerá a solicitação oficial para a integração do Município de Mossoró ao Selo de Inspeção Sanitária do Brasil (SISB), que é um certificado de qualidade, seguindo parâmetros e técnicas em nível municipal.
“Nós estamos pleiteando essa certificação junto ao Ministério da Agricultura. A partir desta formalização do pedido, o Ministério irá enviar uma equipe de auditores do SISB para verificar se o município tem condições de receber o selo”, disse a médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Edinaidy Menezes.
A veterinária explicou que, caso o Ministério autorize o município a emitir o SISB, os produtos de origem vegetal e animal produzidos município, poderão ser comercializados, a nível nacional. Hoje, esses produtos só podem ser comercializados no âmbito do município, através do SIM.
“A partir da certificação, os produtos e empresas fiscalizados pelo SIM e que estiverem aptos, de acordo com as normas estabelecidas pelo ministério, poderão ter comércio em todo o território nacional”, explicou a veterinária.
Para Edinaidy, a integração ao SISB também será muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade, visto que trará benefícios do pequeno ao grande produtor.
“Com essa ampliação da rede de comercialização para outros municípios, o pequeno produtor poderá aumentar sua capacidade, investir na sua empresa, gerar emprego e aumentar a renda. Nós acreditamos que empresas de fora também irão procurar se instalar na cidade, visto que mossoró terá esse atrativo, essa possibilidade de produzir e ter seus produtos inspecionados aqui, comercializados em todo o Brasil”, concluiu a veterinária.
Caso o selo seja aprovado, Mossoró poderá ser o primeiro município do Nordeste a se integrar ao SISB, sendo um marco para a cidade e para o Serviço de Inspeção Municipal.