O professor doutor da Uchoandro Costa Uchoa, do Hospital Universitário Onofre Lopes, de Natal, ministrou um treinamento para os servidores do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), neste sábado, dia 23, sobre “captação de córneas”.
O médico Fernando Albuerne, que coordena o trabalho de captação de órgãos no HRTM, disse que atualmente existem 180 pessoas somente no Rio Grande do Norte aguardando transplante de córneas e este processo é feito no Hospital Onofre Lopes, em Natal.
Uchoando Costa Uchoa é o coordenador do setor de transplante de córneas no Hospital Onofre Lopes, que é atrelado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele ministrou o treinamento para os oftalmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais envolvidos do HRTM.
Segundo Albuerne, no trabalho de captação de órgãos, o profissional de saúde busca o doador que tenha tido morte encefálica e conversa com a família sobre a possibilidade de doação dos órgãos. Havendo o consentimento da família, são mobilizadas várias outras instituições envolvidas para proceder o transplante.
Já com relação ao doador de córneas, não precisa exatamente o doador ter tido morte encefálica. Daí a necessidade do treinamento do Uchoando Costa Uchoa. Uma vez descoberto um potencial doador, é acionada a estrutura do Banco de Olhos do Rio Grande do Norte, que fica no Hospital Onofre Lopes, em Natal.