06 MAI 2024 | ATUALIZADO 17:19
SAÚDE
Da redação
20/07/2015 13:06
Atualizado
13/12/2018 05:17

Greve dos servidores do INSS completa 14 dias em todo o país

No Rio Grande do Norte, são 38 agências do INSS existentes. No Estado, cerca de 80% dos servidores aderiram a greve
Reprodução/INSS

A greve dos servidores do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) completou nesta segunda-feira (20) 14 dias na maior parte dos Estados brasileiros.

Um balanço da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) indica que 25 estados participam do movimento, com 80% de adesão dos trabalhadores.

Já a estimativa do Ministério da Previdência Social mostra que 11,49% dos funcionários aderiram à greve. No total, 45,7% das agências funcionam com atendimento parcial e 16% estão completamente paradas, segundo o balanço do ministério.

No Rio Grande do Norte, são 38 agências do INSS existentes. No Estado, cerca de 80% dos servidores aderiram a greve.

Um levantamento realizado no último dia 13 pelo Sindicato dos Servdores da Previdência Social do RN (Sindsprev-RN) aponta que oito em cada dez servidores do quadro aderiram ao movimento e não estão trabalhando no Rio Grande do Norte.

Os trabalhadores que aderiram à paralisação reivindicam reposição salarial em conformidade com a inflação, incorporação das gratificações, paridade entre ativos e inativos, realização de concurso público para repor o quadro funcional e a regulamentação das 30 horas da jornada de trabalho para todos da categoria. Os grevistas também pleiteiam melhorias estruturais nos prédios onde atuam, sob o argumento de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

O INSS informa que as datas de atendimento serão remarcadas pela própria agência e que as dúvidas podem ser esclarecidas pela central do telefone 135.

Em nota, o INSS informou que considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, "de modo a evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados".

Em comunicado, o Ministério da Previdência Social diz "que tem baseado a relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para construção de uma solução que contemple o interesse de todos."

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário