O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) criticou as ocupações que estão acontecendo em escolas de todo o Brasil,
inclusive em Mossoró. De acordo com o parlamentar, “milícia e facção política”, estão tentando se apropriar das instituições de ensino.
As declarações foram dadas após Rogério Marinho receber, em seu gabinete na Câmara dos Deputados, um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UNB), que são contrários ao movimento de ocupação.
“Estes alunos estão desesperados porque, de repente, uma milícia, uma súcia, uma facção política, tenta se apropriar da escola pública como se ela tivesse dono. Essa confusão entre o que é público e o que é privado é característica das esquerdas brasileiras. Eles utilizam a escola pública como se fosse a extensão de um aparelho político”, disse Rogério em discurso no plenário da Câmara, já no fim da tarde desta quinta.
Na visão do deputado, o que está acontecendo pelo Brasil “tem que ser repudiado e denunciado”. Rogério fez referência aos discursos que ouviu durante reunião da Comissão Especial da MP do Ensino Médio, realizada nesta quarta-feira (09), que contou com a participação de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). “Era um discurso bizantino, bizarro, de antes da queda do Muro de Berlim”, completou.
Ainda de acordo com o tucano, os discursos defendiam que o “estado atual da educação brasileira é o ideal, que essa catástrofe que existe na escola pública é desejável, que o aluno precisa ter um pensamento crítico, mas não pode ter a capacidade, o discernimento de distinguir ou de interpretar um texto de dez linhas”.
Em seu discurso, Rogério aproveitou para ler a carta produzida pelos alunos da UNB contrários a invasão da universidade. O documento foi entregue ao Ministério Público Federal em conjunto com um abaixo assinado por mais de 3 mil estudantes.
Os universitários dizem na carta que tiveram diversos direitos violados “por uma minoria partidária que sobrepõe interesses políticos aos direitos dos demais estudantes. É válido ressaltar que tal situação é um ultraje a tais direitos, que foram conseguidos com tanto esforço e luta do povo brasileiro”.
Assista ao discurso do deputado federal Rogério Marinho completo neste link
https://www.youtube.com/watch?v=3y0bEMruAOs&feature=youtu.be.
Com informações da Assessoria