21 DEZ 2025 | ATUALIZADO 13:54
MOSSORÓ
Da redação
10/10/2016 10:10
Atualizado
14/12/2018 09:03

Mossoró tem mais de 1,3 mil pontos de descarte irregular de lixo

Os pontos foram identificados por meio de consultoria contratada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, com o objetivo de elaborar um plano de gerenciamento para os próximos 60 meses.
Amanda Nunes
A consultoria contratada pela Prefeitura Municipal de Mossoró para a elaboração de um plano de gerenciamento e projeto básico para aquisição de serviços de limpeza urbana do município, identificou 1.337 pontos de descarte irregular de lixo em toda cidade.
 
De acordo com o secretário executivo de Serviços Urbanos, Carlos Clay, a última discussão sobre limpeza urbana aconteceu em 2010, de lá para cá, o crescimento populacional, a desenfreada ocupação de solo urbano, o crescimento do rendimento dos cidadãos e uma significativa mudança nos hábitos de consumo ocorrida no período são alguns pontos que impulsionaram o interesse em realizar a consultoria.

“Muita coisa mudou nesses anos e é necessário detalhar os pontos para então encontrarmos soluções”, diz Carlos.
 
Veja pontos de descarte irregular:


 
Após a identificação dos aspectos levantados pelo diagnóstico, o plano de gerenciamento aponta as melhores formas de solução de problemas, operação, fiscalização e legislação.
 
Para Carlos Clay, dentre as medidas a serem reforçadas estão a coleta seletiva, limpeza de canais de águas pluviais, serviços esses que já são executados pela Secretaria. O plano também apontou a necessidade da instituição de gestão de resíduos de grandes geradores, implantação de ponto de entrega voluntária, conhecidos como ecopontos, entre outras.
 
“A Secretaria realiza atualmente cerca de 20 ações, sendo que a única obrigação é a coleta domiciliar, o transporte da mesma e o destino, no caso, aterro sanitário. Porém, para resolução dos problemas nessa área, outras as medidas constantes no Plano de Gerenciamento devem ser efetivadas”, frisa ele.
 
O plano de gerenciamento foi apresentado em audiência pública, na Câmara Municipal de Mossoró, em dezembro de 2015. O certame de número 178/2015 validou a empresa MA Tecnologia Ambiental para execução da consultoria.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário