28 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:28
ECONOMIA
Da redação
26/07/2016 09:00
Atualizado
13/12/2018 04:37

Pesquisa aponta dificuldades do setor gastronômico em Mossoró

A atração de clientes, carga tributária elevada e falta de mão de obra especializada são os três pontos mais citados pelos empresários entrevistados pela Fecomércio/Sindivarejo
Divulgação

A pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), sobre o setor gastronômico em Mossoró apontou as dificuldades apresentadas pelos empresários em relação aos seus negócios. Entre elas estão atrair mais clientes (39%), carga tributária (32,5%) e mão de obra especializada (26%).

Segundo os proprietários dos estabelecimentos, os impostos estão numa crescente e isto prejudica o setor. Outro dificultador para os empresários é a escassez da mão de obra especializada.

O desenvolvimento do turismo na cidade, surge também como uma necessidade para melhorias (21,5%). Além desses apresenta-se como prioridades o apoio do governo (15%), a criação de estacionamentos (13,5%), encargos trabalhistas (13%), cursos especializados da área (10,5%), diminuir a burocracia (6,5%), mais fornecedores de insumos (3%), aumentar a segurança próximo aos estabelecimentos (2%) e outros.

E com o crescimento no segmento, a competitividade no setor também se eleva, fazendo com que a maior dificuldade alegada pelos proprietários é atrair clientes para os estabelecimentos. Mas esse dado vai de encontro a um outro ponto levantado pela mesma pesquisa, que apresenta que mais de 130 mil Mossoroenses frequentam estabelecimentos gastronômicos por semana.

A pesquisa, encomendada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró ao Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Econômico do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), foi realizada entre os dias 20 e 25 de junho, quando foi aplicado um questionário com 26 perguntas, relacionadas à estrutura física e de pessoal; capacidade de absorção da demanda; funcionamento; tipo de comida servida; entre outros itens.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário