20 MAI 2024 | ATUALIZADO 10:41
ECONOMIA
Da redação
14/07/2016 06:28
Atualizado
14/12/2018 07:54

Setores da construção civil continuam com queda

O nível de empregos no setor também caiu. A retração foi de 9,7% nos empregos em relação a junho do ano passado.
Josemário Alves

Os desafios continuam no mercado enquanto o setor da construção civil tenta voltar a se animar. Um dos termômetros para medir os “humores” nesse setor é a venda de matérias de construção. Nesse setor, o mês de junho deste ano teve queda de 10,8% no faturamento das indústrias de material de construção na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat), em relação a maio deste ano, o faturamento caiu 3,7%. Na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2015, a retração foi de 14,3%.

 De acordo com matéria da Agência Brasil, o presidente da Abramat, Walter Cover afirma que as condições negativas na economia continuam a afetar o desempenho da indústria. Segundo ele, o mercado está na expectativa de uma retomada do crédito para reformas e do anunciado estímulo à infraestrutura via concessões e PPPs (parcerias público-privadas).


As indústrias de materiais segmentados em base e acabamento também apresentaram queda, de 13,7% e 6,5%, respectivamente, ante junho do ano passado. Em comparação com maio deste ano, houve queda de 3,8% nas vendas de base e de 3,6% nas vendas de materiais de acabamento.


O nível de empregos no setor também caiu. A retração foi de 9,7% nos empregos em relação a junho do ano passado. Os seguidos resultados negativos e a atual conjuntura econômica fizeram a associação rever a perspectiva para 2016, que passa a ser de 8% de retração na comparação com 2015. Para os próximos meses, as projeções da entidade indicam continuidade das tendências de queda.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário