Foram meses de estudos, pesquisas, encontros e testes que tiveram como resultado o prêmio máximo. Assim foi a trajetória de Victor Emanuel Tertulino, Jainy Karla Queiroz e Tainá Pâmela Menezes, alunos da Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada no Sítio Passagem de Pedra, zona rural de Mossoró, que foram representar o município na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Astronáutica e Foguete (OBAFOG) no Rio de Janeiro e conseguiram a medalha de ouro.
A competição que reuniu estudantes de vários estados do Brasil aconteceu na cidade de Piraí – RJ. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (5) e os três estudantes que, até então, somente conheciam a comunidade rural onde residem, estão voltando a Mossoró trazendo na bagagem uma medalha de ouro como recompensa pelo esforço na produção do projeto, muito conhecimento e a certeza que através da educação é possível conquistar o mundo.
Os alunos campeões da OBAFOG 2026 saíram de Mossoró na noite de domingo (1º) rumo ao aeroporto de Fortaleza-CE, de onde seguiram de avião para o Rio de Janeiro-RJ. A previsão de chegada dos alunos a Mossoró é para o início da tarde desta sexta-feira (6).
DEPOIMENTOS ANTES DA VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO
“Essa vai ser a primeira vez que viajo de avião. Estou ansiosa e com um pouco de medo”, Tainá Pâmela.
“Estou com muita esperança da gente trazer uma medalha, mas também estou com medo de viajar de avião” Jainy Karla.
“Mesmo que a gente não traga medalhas, só em ir participar da olimpíada já é muito importante para nós, mas acho que temos chance de trazer nem que seja uma medalha de 2º ou 3º lugar”, Victor Emanuel.