No final de semana passada, a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Samanda Alves, disse que Walter Alves, do MDB, não havia comunicado oficialmente nem ao partido e nem a governadora Fátima Bezerra, de que, numa possível renúncia da governadora, ele não assumiria o comando do Governo pelo restante do ano de 2026.
Nesta segunda-feira, 19, o vice-governador Walter Alves informou oficialmente a Governadora Fátima Bezerra que não vai assumir, numa eventual renúncia dela para disputar um cargo no senado. Portanto, ele também vai renunciar ao cargo de vice-governador e pavimenta o caminho para acontecer eleições indiretas para o cargo de governador no RN.
Na prática, Walter Alves se junta ao grupo politico liderado pelo prefeito de Mossoró-RN, Allyson Bezerra, que se prepara para disputar o Governo do Estado. Allyson, inclusive, aparece lideranças as pesquisas de opinião pública, inclusive contra o pré-candidato governista Cadu Xavier, e, também, líderes da extrema-direita como Rogério Marinho, do PL.
Ainda em Mossoró, Samanda Alves disse que o PT tem responsabilidades e apontou nomes que poderão concorrer numa eventual eleição indireta (governador eleito pelo voto dos deputados estaduais na Assembleia) ao posto de governador do RN, citando diretamente o secretário Kadu Xavier, de Tributação, ou o deputado Estadual Francisco, do PT.
Após o anúncio oficial, o presidente do União Brasil (ex-senador Zé Agripino), PP (deputado federal João Maia) e PSD (senadora Zenaide Maia) assinaram nota conjunta dando boas-vindas a Walter Alves ao projeto político para as eleições de 2026. Walter Alves anunciou que vai sair candidato a deputado estadual, que vai pedir votos para a reeleição de Lula.
A decisão de Walter Alves, segundo matéria publicada na Tribuna do Norte, está alinhada politicamente com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e também com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.
Após anúncio do rompimento, a governadora Fátima Bezerra manteve seu desejo de renunciar ao Governo do Estado para concorrer ao posto de senadora da república, o que segundo a presidente estadual do partido, Samanda Alves, é mais do que justo, já que ela interrompeu o mandato de senadora em 2018 para colocar o Rio Grande do Norte nos eixos.
“Estive reunido com a governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro.
Comuniquei que não assumirei o cargo de governador, com a possível renúncia dela. Também adiantei que sou pré-candidato a deputado estadual.
Ainda sobre as Eleições 2026, ratifiquei o posicionamento já alinhado com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT).
Sobre a sucessão estadual, cientifiquei a governadora que a posição do MDB-RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Decisão tomada após consulta aos correligionários.
Walter Alves
Presidente do MDB-RN”