10 DEZ 2025 | ATUALIZADO 11:56
ESTADO
30/05/2025 14:14
Atualizado
30/05/2025 14:14

Tibau-RN e BB vão instalar primeira usina de resíduos sólidos do RN

Com a instalação da Usina de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos, com capacidade para processar até 48 toneladas ao dia, transformando resíduos orgânicos em adubo, e o plásticos, ferro e vidro reaproveitados na indústria e o material de construção usado para fazer blocos de intertravados de concreto para usar na própria infraestrutura do município.
Com a instalação da Usina de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos, com capacidade para processar até 48 toneladas ao dia, transformando resíduos orgânicos em adubo, e o plásticos, ferro e vidro reaproveitados na indústria e o material de construção usado para fazer blocos de intertravados de concreto para usar na própria infraestrutura do município.

Um passo decisivo para o futuro de Tibau-RN foi concretizado na tarde de ontem, quinta-feira (29 de maio), quando a Prefeita Lidiane Marques e o Superintendente do Banco do Brasil, Luciano Moraes, assinaram um contrato que assegura instalação em Tibau da primeira usina de triagem mecanizada de resíduos sólidos do Rio Grande do Norte.

Esta parceria estratégica representa um marco histórico, abrindo caminhos para a geração de empregos e renda para diversas famílias, além de catalisar uma profunda transformação positiva em toda a comunidade tibauense, do ponto de vista ambiental, turístico e econômico, via um projeto pioneiro em sustentabilidade.

O investimento será direcionado à construção da primeira Usina de Triagem Mecanizada de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte, uma instalação inovadora com capacidade para processar até 48 toneladas de resíduos diariamente, alcançando uma taxa de reciclagem de até 75%.

A tecnologia empregada permitirá um reaproveitamento integral e inteligente dos materiais: resíduos orgânicos serão transformados em adubo de alta qualidade, beneficiando diretamente a agricultura familiar; detritos da construção civil darão origem a blocos intertravados de concreto para uso em infraestrutura; e materiais como plásticos, ferro e borracha serão devidamente processados para serem reintroduzidos na cadeia industrial, fomentando a economia circular.

Este empreendimento visionário transcende a gestão de resíduos, projetando Tibau como um polo de referência estadual em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Ao adotar soluções inovadoras e sustentáveis, o município se prepara para atrair novos investimentos nacionais e internacionais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecendo sua imagem como uma cidade que investe no futuro e na qualidade de vida de seus cidadãos, gerando novas oportunidades e transformando positivamente a realidade local.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Tibau reafirma seu compromisso inabalável com a inovação, a inclusão social, especialmente dos catadores de materiais recicláveis que serão integrados à nova cadeia produtiva, e com a construção de um legado de prosperidade e respeito ao meio ambiente. Tibau avança, assim, para se consolidar como um exemplo de gestão pública eficiente e de desenvolvimento sustentável, construindo um futuro mais verde e promissor para todos os seus habitantes.

O município de Tibau-RN

O município de Tibau, distante 42km de Mossoró-RN, tem, segundo o IBGE, cerca de 6 mil moradores, mas existe no município cadastrados cerca de 23 mil residências, a grande maioria absoluta de visitantes, que passam o final de ano e férias escolares em Tibau. No período de alta estação, o município chega a receber até 20 vezes o equivalente à população, gerando uma grande demanda de resíduos sólidos e orgânicos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário