A Neoenergia Cosern registrou na madrugada desta quinta-feira (29) mais um furto de cabos da rede elétrica no trecho entre Mossoró e Areia Branca. Criminosos levaram 300 metros de cabos da rede de média tensão, interrompendo o fornecimento de energia para 165 consumidores das comunidades rurais de Piqueri e Canto do Amaro, próximas à Serra Vermelha, por volta da 1h37. Equipes técnicas foram acionadas e trabalham na recomposição da rede, com previsão de normalização do serviço até as 13h.
De acordo com a distribuidora, o furto de cabos vem se tornando um problema recorrente no Rio Grande do Norte. De janeiro a abril deste ano, mais de 110 mil clientes ficaram sem energia devido a esse tipo de crime, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2024. Os prejuízos já ultrapassam R$ 24 milhões.
Além de residências, o crime afeta hospitais, delegacias, escolas, provedores de internet, salinas, parques eólicos, pousadas e restaurantes, causando, em média, nove horas de interrupção no fornecimento. Até o momento, 55 boletins de ocorrência foram registrados e todas as informações são encaminhadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Como medida para combater o crime, a Neoenergia Cosern iniciou a marcação dos cabos com uma tinta inteligente contendo micropartículas de nanotecnologia, que se integra quimicamente ao cobre e permanece no material, mesmo após ser triturado ou derretido. A ação começou pelas cidades mais afetadas: Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau e Guamaré.