07 DEZ 2024 | ATUALIZADO 18:36
ESTADO
28/11/2024 12:30
Atualizado
28/11/2024 12:30

Comitiva do Quênia visita a Maisa e conhece iniciativas sobre alimentação escolar e agricultura familiar

A+   A-  
A comitiva esteve na comunidade, localizada na Zona Rural de Mossoró, nesta quarta-feira (27) e, nesta quinta (28), estará na cidade de Apodi. O objetivo da visita é observar como o RN tem implementado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com ações locais, como aquisição de alimentos da agricultura familiar e o uso de tecnologias sustentáveis, incluindo coleta de água, fogões ecológicos e soluções de energia limpa. O Quênia busca expandir seu plano de alimentação escolar para atingir 10 milhões de estudantes até 2030. Mossoró e Apodi foram escolhidas como anfitriãs devido à sua localização no semiárido, região com bioma semelhante ao de grande parte do Quênia.
Imagem 1 -  Comitiva do Quênia visita a Maisa e conhece iniciativas sobre alimentação escolar e agricultura familiar. A comitiva esteve na comunidade, localizada na Zona Rural de Mossoró, nesta quarta-feira (27) e, nesta quinta (28), estará na cidade de Apodi. O objetivo da visita é observar como o RN tem implementado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com ações locais, como aquisição de alimentos da agricultura familiar e o uso de tecnologias sustentáveis, incluindo coleta de água, fogões ecológicos e soluções de energia limpa. O Quênia busca expandir seu plano de alimentação escolar para atingir 10 milhões de estudantes até 2030. Mossoró e Apodi foram escolhidas como anfitriãs devido à sua localização no semiárido, região com bioma semelhante ao de grande parte do Quênia.
Comitiva do Quênia visita a Maisa e conhece iniciativas sobre alimentação escolar e agricultura familiar. A comitiva esteve na comunidade, localizada na Zona Rural de Mossoró, nesta quarta-feira (27) e, nesta quinta (28), estará na cidade de Apodi. O objetivo da visita é observar como o RN tem implementado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com ações locais, como aquisição de alimentos da agricultura familiar e o uso de tecnologias sustentáveis, incluindo coleta de água, fogões ecológicos e soluções de energia limpa. O Quênia busca expandir seu plano de alimentação escolar para atingir 10 milhões de estudantes até 2030. Mossoró e Apodi foram escolhidas como anfitriãs devido à sua localização no semiárido, região com bioma semelhante ao de grande parte do Quênia.

Em visita ao Rio Grande do Norte desde a última segunda-feira (25), representantes da República do Quênia estiveram nesta quarta-feira (27) na comunidade da Maísa, em Mossoró, para conhecer iniciativas relacionadas à alimentação escolar e à agricultura familiar. O grupo também visitará o município de Apodi nesta quinta-feira (28).

A delegação é composta por representantes do gabinete da primeira-dama do Quênia, além de integrantes dos ministérios da Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Trabalho e Proteção Social, parlamentares e membros do governo de Nairóbi.

O objetivo é observar como o RN tem implementado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com ações locais, como aquisição de alimentos da agricultura familiar e o uso de tecnologias sustentáveis, incluindo coleta de água, fogões ecológicos e soluções de energia limpa (solar, eólica, biogás e combustíveis renováveis). O Quênia busca expandir seu plano de alimentação escolar para atingir 10 milhões de estudantes até 2030.

A visita foi organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e o WFP Quênia, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Troca de experiências

Mossoró e Apodi foram escolhidas como anfitriãs devido à sua localização no semiárido, região com bioma semelhante ao de grande parte do Quênia. A programação começou na Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Mossoró e Região (COOAFAM), importante fornecedora do PNAE no estado.

Na sequência, a comitiva visitou a Escola Estadual Gilberto Rola, onde pôde observar iniciativas como hortas escolares e armazenamento hídrico. Foram apresentados cardápios adaptados ao clima semiárido, com alimentos de alta resistência à seca e valor nutricional elevado.

Também foi visitada a Rede Xique-Xique, organização que promove a comercialização direta pelos agricultores, sem intermediários, e que é referência em agroecologia, feminismo e economia solidária. Outro ponto da agenda foi a Associação de Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró (APROFAM).

“O RN tem implementado práticas bem-sucedidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar, que vão desde a priorização da aquisição de alimentos da agricultura familiar até a capacitação das equipes envolvidas para garantir qualidade e eficiência logística na merenda escolar. Compartilhar essas experiências com um país empenhado em expandir seu plano de alimentação escolar é motivo de orgulho e demonstra o potencial transformador de políticas públicas integradas, que aliam educação, sustentabilidade e desenvolvimento social”, destacou Socorro Batista, secretária de Educação do Estado.

Agenda e participantes

A agenda inclui reuniões com representantes das Secretarias de Educação (SEEC), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), além de rodas de conversa e visitas de campo a escolas da região.

A comitiva queniana é formada por Julius Kibiwot Rotich e Geoffrey Kipkemoi Kirui, do gabinete da primeira-dama do Quênia; Keziah Zeruya Masakhwe Wandera e Beatrice Ooko, do Conselho Nacional para Educação Nômade (NACONEK); Ressa Nafula Kombi, do Ministério do Meio Ambiente; Clive Ombane Gisairo, Phylis Jepkemoi e Mohamed Nur Boru, do Parlamento queniano; Janice Kabeti Muthaura, da Cooperativa dos Agricultores de Gatithini; Lynette Atieno Ochuma, do Ministério do Trabalho e Proteção Social; Suzanne Silantoi Lengewa, do gabinete do Governador do Condado de Nairóbi; Mary Njeri, do Ministério da Agricultura; James Njeru Mubothi, da Nova Sociedade Cooperativa de Agricultores Mbeere Ltda; Betty Kagwiria Koome, da Fundação Rockefeller; Nicola Awiti Okero, da iniciativa Food 4 Education; e representantes do WFP Quênia: Keziah Kironji, Judy Wanjiru Ndungu, Iselin Gangeskar Paris e Carola Dorothea Kenngott.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário