O Rio Grande do Norte tem registrado reduções significativas nos índices de violência e criminalidade. Quanto às Condutas Violentas Letais Intencionais, os chamados CVLIs, houve queda em Natal e em Mossoró, ou seja, diminuição da violência nas duas maiores e principais cidades do Estado.
Na capital potiguar, comparando os últimos quatro anos com os quatros anos da gestão anterior, a diminuição foi de 48,3%. Já em Mossoró, a redução foi de 15,6% no mesmo período.
Na série histórica das CVLIs, tratando de números absolutos, na capital potiguar foram registradas 2.166 mortes violentas letais intencionais entre os anos de 2015 e 2018. Já entre 2019 e 2022, foram 1.120 ocorrências, o que representa a queda de 48,3%.
Em Mossoró, entre 2015 e 2018, foram 871 CVLIs, contra 735 registros da mesma natureza ocorridos entre 2019 e 2022, o que representa a redução de 15,6%.
Ainda falando sobre a redução das condutas letais intencionais, o Major Henrique, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, falou sobre os dados levantados no município nos dois primeiros meses do ano e reafirmou o compromisso dos gestores de segurança pública na redução dos índices de violência em Mossoró, bem como no estado como um todo.
“Se compararmos os números de homicídios de janeiro e fevereiro de 2022 e 2023, temos uma redução de 12 homicídios aqui na cidade de Mossoró, o que corresponde a 33%. Tivemos, recentemente, vários investimentos na segurança pública aqui de Mossoró, cujos resultados só serão possíveis de aferir no final do ano”, diz.
E completa: “nós recebemos, recentemente, cinco viaturas, dez motocicletas, implementando a Rocam do 2ª Batalhão, que vem desenvolvendo um ótimo trabalho, além disso, a cidade como um todo foi contemplada com a política de segurança pública, com a nomeação de novos delegados, novos agentes, escrivães, funcionários do Itep, então segurança pública é algo complexo, mas acreditamos que com esses investimentos, os resultados poderão ser sentidos a curto, médio e longo prazo”, explicou.