08 DEZ 2025 | ATUALIZADO 07:44
NACIONAL
COM INFORMAÇÕES DO G1
10/03/2021 11:23
Atualizado
10/03/2021 14:37

Por 5 dias seguidos, Brasil ultrapassa EUA em número diário de mortes por Covid-19

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, nesta terça-feira (9), o Brasil registrou 1.954 brasileiros mortos pela Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram 1.947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford. O Brasil também ultrapassou os EUA nesta terça-feira na análise da proporção de mortes por milhão de habitantes registradas em 24h: enquanto aqui foram registradas 9,28 mortes/milhão de habitantes, nos Estados Unidos esse índice foi de 5,88.
Por 5 dias seguidos, Brasil ultrapassa EUA em número diário de mortes por Covid-19. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, nesta terça-feira (9), o Brasil registrou 1.954 brasileiros mortos pela Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram 1.947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford. O Brasil também ultrapassou os EUA nesta terça-feira na análise da proporção de mortes por milhão de habitantes registradas em 24h: enquanto aqui foram registradas 9,28 mortes/milhão de habitantes, nos Estados Unidos esse índice foi de 5,88.
FOTO: CARLA CANIEL/REUTERS

O Brasil ultrapassou, nesta terça-feira (9), os Estados Unidos em número de mortes registradas em 24h por causa da Covid-19.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 1.954 brasileiros morreram por Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram 1.947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford.

Não é a primeira vez em que o Brasil passa os EUA em número de óbitos. Isso vem acontecendo nos últimos 5 dias.

Estados Unidos e Brasil são os dois países que mais registraram mortes por Covid no mundo desde o início da pandemia.

Os EUA acumularam 527.699 mortes; o Brasil perdeu 268.568 vidas para a Covid-19 até a noite de terça. Só em março, já são 13.550 mortes registradas em solo brasileiro.

O Brasil tem cerca de 1.263 mortes por Covid-19 para cada milhão de habitantes; nos Estados Unidos, esse número é de 1.594 por milhão.

Quando considerada a proporção de mortes/milhão registradas nas últimas 24h, entretanto, o Brasil ultrapassa os EUA: enquanto aqui foram registradas 9,28 mortes/milhão de habitantes, nos Estados Unidos esse índice foi de 5,88.

Além disso, enquanto os americanos estão em um processo de vacinação em massa, os brasileiros passam pelo pior momento da pandemia e com apenas 4,1% da população tendo recebido ao menos uma dose de vacina. Nos Estados Unidos, foram administradas 90,2 milhões de doses, segundo o Our World in Data.

O epidemiologista Airton Stein, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), avaliou que a pandemia foi pior sentida nos países com mais desigualdade, como o Brasil, mesmo que fossem ricos – caso dos EUA.

"É uma situação muito complexa, mas isso ficou mais exposto nos países onde tem falta de estrutura de bem-estar social – não apenas sistema de saúde, mas de apoio para aquelas populações vulneráveis e, principalmente, com um número muito grande de vulneráveis", disse.

"Tanto que a gente está vendo que a epidemia causou um dano muito grande em países ricos como os EUA, onde tem muita iniquidade. A epidemia deixou mais em evidência essa interação social com a saúde. As pessoas estão mais expostas a circularem por terem trabalhos em que precisam circular e, também, por não terem acesso a serviços de saúde adequados", afirmou Stein.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário