28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
30/07/2019 09:12
Atualizado
30/07/2019 09:13

LMECC realiza triagem gratuita para diagnóstico do câncer de mama

A triagem será realizada neste sábado (3), na Casa de Saúde Santa Luzia. Os interessados em participar devem se inscrever, previamente, na recepção da Casa de Saúde ou através do telefone 3323-7700; confira quais são os documentos que devem ser apresentados.
“90% dos casos de câncer de mama em nosso país quem faz o primeiro diagnóstico é a própria paciente”, conta o Mastologista da LMECC, Dr. Dennys Fowler.
FOTO: CEDIDA/LMECC

No próximo sábado, dia 03 de agosto, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) vai realizar mais uma triagem gratuita para diagnosticar sinais que possam indicar a presença do câncer de mama.

A ação será realizada a partir das 08h, na Casa de Saúde Santa Luzia, localizada na Rua Melo Franco, nº 238, Santo Antônio, em frente à praça dos hospitais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Depois do câncer de pele não melanoma, o da mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

“A prevenção do câncer de mama tem de ser realizada o ano todo. Não adianta deixarmos apenas para o outubro rosa, onde as atenções se voltam para a doença. Pensando nisso, a LMECC irá dar sua contribuição”, destacou Sérgio Catardo, Diretor da Liga.

Para se inscrever basta comparecer à Casa de Saúde Santa Luzia e deixar o nome completo na recepção ou fazer o agendamento através do telefone 3323-7700.

É importante destacar que as pessoas interessadas devem apresentar exame de imagem realizado pelo menos nos últimos 06 meses.

Durante a triagem, se o Médico Mastologista detectar algo suspeito, irá encaminhar o paciente para realização dos demais procedimentos na própria LMECC.

“90% dos casos de câncer de mama em nosso país quem faz o primeiro diagnóstico é a própria paciente. Através do toque, muitas vezes, a mulher percebe um nódulo endurecido na mama e que em sua grande maioria não causa dor. Esse é um dos sinais que pode indicar a presença do câncer”, explica o Mastologista da LMECC, Dr. Dennys Fowler.

Para o Brasil, a estimativa é de 59.700 novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018/2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

A triagem que a LMECC vai realizar é aberta a toda a comunidade, desde que se apresente os requisitos necessários. Além disso, é necessário levar, no dia do atendimento, documento de identificação e o cartão SUS.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário