15 MAI 2024 | ATUALIZADO 23:16
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO E UFERSA
03/06/2019 16:57
Atualizado
03/06/2019 16:59

S.O.S Abelhas recepciona estudantes da Escola Eliseu Viana para ação educativa na Ufersa

A iniciativa visa receber na universidade estudantes da rede pública de ensino para conscientização sobre a importância das abelhas. Trata-se de uma aula de educação ambiental a fim de familiarizar os alunos e professores sobre os cuidados preventivos e redução de danos do impacto negativo das ações do homem nas abelhas
Mais de 100 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Eliseu Viana vivenciaram uma aula diferente na tarde desta segunda-feira, dia 03 de junho, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Ufersa

Mais de 100 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Eliseu Viana vivenciaram uma aula diferente na tarde desta segunda-feira, dia 03 de junho, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Eles foram recepcionados por professores e estudantes de graduação e pós-graduação que integram o Projeto de Pesquisa “S.O.S Abelhas: preservação e ações educativas”.

A iniciativa visa receber na universidade estudantes da rede pública de ensino para conscientização sobre a importância das abelhas. Trata-se de uma aula de educação ambiental a fim de familiarizar os alunos e professores sobre os cuidados preventivos e redução de danos do impacto negativo das ações do homem nas abelhas.

Os pesquisadores alertam que a apicultura do mundo enfrenta o desafio de conter o desaparecimento em larga escala das abelhas. Elas têm o papel insubstituível no processo de polinização em cerca de 70% das culturas agrícolas. As amêndoas, por exemplo, dependem exclusivamente delas para a polinização.

A consequência deixada pelo desaparecimento das abelhas está no aparecimento de doenças, pragas, fungos, ácaros, vírus e até mudanças climáticas e déficit nutricional. Em uma tarde de atividades lúdicas e educativas, as crianças foram ensinas como podem contribuir para reverter esse quadro.

Ricardo Gonçalves é estudante de pós-graduação no programa de Ciências Animais da Ufersa e integra a equipe do projeto. “Aqui as crianças viram a importância das abelhas para o meio ambiente, se familiarizaram com a questão em uma aula diferente sobre ecologia”, diz ele demonstrando a satisfação da equipe com a iniciativa.

O projeto é liderado pela professora Katia Peres Gramacho e tem a consultoria do professor Lionel Segui Gonçalves. “Se contemplarmos a natureza com olhos abertos, perceberemos que milhares de plantas e animais dependem das abelhas”, alerta o professor. A missão é estender a iniciativa ao máximo de outros jovens estudantes. Outras escolas já estão cadastradas para participar das atividades educativas na Ufersa.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário