15 DEZ 2025 | ATUALIZADO 17:12
ESTADO
Da redação
07/12/2018 17:35
Atualizado
14/12/2018 02:12

Petrobrás anuncia venda de 34 campos de produção do Polo Riacho da Forquilha da Bacia Potiguar

Os campos foram reunidos em um único pacote denominado Polo Riacho da Forquilha, cuja produção atual é de cerca de 6 mil barris de petróleo por dia
Valéria Persali | Arquivo Mossoró Hoje

A Petrobrás anunciou nesta quarta-feira, 28, a cessão de sua participação total em 34 campos de produção terrestres, localizados na Bacia Potiguar, para a empresa 3R Petroleum. A informação foi publicada como “Fato Relevante” na página que a companhia mantém para relacionamento com investidores (http://www.investidorpetrobras.com.br).

Segundo a Petrobrás, as 34 concessões são campos maduros em produção há mais de 40 anos, com ampla dispersão geográfica, localizados a cerca de 40 km ao sul da cidade de Mossoró-RN. Os campos foram reunidos em um único pacote denominado Polo Riacho da Forquilha, cuja produção atual é de cerca de 6 mil barris de petróleo por dia.

O valor da transação é de US$ 453,1 milhões, sendo que 7,5% desse valor (US$ 34 milhões) deverá ser desembolsado na assinatura, prevista para o dia 07/12, e o restante no fechamento da transação, considerando os ajustes devidos. 

A 3R Petroleum passará a operar os ativos a partir do fechamento da transação, que está sujeita à assinatura dos contratos, ao cumprimento das condições precedentes previstas no contrato de compra e venda, tais como a aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e eventual direito de preferência.

Todas as concessões negociadas são 100% Petrobras à exceção dos campos de Cardeal e Colibri onde a Petrobras detém 50% de participação tendo a Partex como operadora com 50% de participação, e os campos de Sabiá da Mata e Sabiá Bico-de-Osso onde a Petrobras tem 70% de participação tendo a Sonangol como parceira e operadora com 30% de participação.

Alerta do Sindipetro-RN

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN), o anúncio da venda do Polo de Riacho da Forquilha confirma o movimento de saída da Petrobrás das atividades de exploração e produção no Rio Grande do Norte. Nos últimos anos, em decorrência de uma política que busca concentrar recursos na área do Pré-Sal, a companhia vem reduzindo investimentos no Estado e agora começa a se desfazer de ativos (desinvestimento).

O valor da venda de Riacho da Forquilha, considerando o preço médio do petróleo tipo Brent, aferido em outubro de 2018, corresponde a 6,4 milhões de barris. Dado que a produção média nos 34 campos daquele Polo soma 6 mil barris/dia, a venda corresponde a cerca de três anos de produção, mantida a produtividade atual.

Seminário

Preocupada com o futuro da cadeia produtiva do petróleo e gás no RN, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN promove um seminário, no próximo sábado, 1º/12, intitulado “A Bacia Potiguar e o Conselho Estadual do Petróleo, Gás e Biocombustíveis”. O evento será realizado em Natal e conta com o apoio da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Associação dos Geólogos (AGERN) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Durante o Seminário, os participantes pretendem elaborar uma proposta de Projeto de Lei a ser encaminhada à governadora eleita Fátima Bezerra. O documento deverá conter uma sugestão de Programa para o setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, assim como de criação de um Conselho Estadual, com participação da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, e do setor empresarial, como forma de assessorar a intervenção do Poder Executivo no setor.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário