03 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:15
SAÚDE
Da redação
28/07/2015 12:56
Atualizado
13/12/2018 07:51

Só em 2015, HRTM já atendeu 3.566 vítimas de acidentes

Secretaria de Saúde prepara campanha de prevenção de acidentes de trânsito com o objetivo de conscientizar a população e reduzir este índice assustador

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância de Violências e Acidentes, prepara a implantação do programa “Vida no Trânsito” em Mossoró. Segundo relatório do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), divulgado nesta terça-feira, 28, só neste ano já foram registrados 3.566 atendimentos vítimas do trânsito.

O assunto foi debatido por autoridades de Mossoró e região, que converge para o Hospital Regional e as UPAs de Mossoró, na sede da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) na manhã desta terça-feira. A coordenadora da Vigilância à Saúde, Hallyda Moura, se mostrou muito preocupada com o número elevado de acidentes que resulta em mortes ou longos períodos de internação hospitalar.

As secretarias de Saúde Estadual e Municipal não têm um número aproximado de quanto é gasto para tratar as vítimas de trânsito de Mossoró e região, porém se tem conhecimento que trata-se mais de 70% dos pacientes que dão entrada nos hospitais regionais, especialmente de Mossoró.

O diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, Jarbas Mariano, mostrou, por exemplo, uma pequena quantidade de material cirurgico comprado pelo Governo do Estado para usado no centro cirurgico em dois ou três dias de trabalho que custou aos cofres públicos mais de R$ 100 mil.

Na capital do Oeste, o número de veículos (motos e carros) registrados no Departamento Estadual de Trânsito já supera a casa dos 110 mil. A estrutura rodoviária é praticamente há mesma de 20 anos atras, quando a frota de veículos não era 10% deste total.

A mobilidade urbana, segundo o prefeito Francisco José Junior, em recente reunião com secretariado, é um dos grandes objetivos do Poder Público Municipal para os próximos dez anos. O primeiro passo é colocar em funcionamento o trânsito coletivo, que está em andamento, devendo ser concluido breve.

O segundo passo é investir na estrutura das ruas por onde passam os ônibus. Tendo ônibus, seguro e confortável, haverá uma redução no número de motos e carros nas ruas, consequentemente de acidentes. A campanha ora desenvolvida pela Secretaria Municpial de Saúde vem a somar com este trabalho.

Na reunião, ainda ficou acordado que será formada uma comissão para implantar o programa em Mossoró, que atualmente está com quase 300 mil habitantes e que recebe moradores de outras 60 cidades do Oeste do Rio Grande do Norte e também dos Estados da Paraíba e Ceará.

“O objetivo é implantarmos medidas de prevenção a acidentes e que vise tornar o trânsito um ambiente mais seguro e educativo. Tão logo seja formada a comissão, divulgaremos o início das atividades”, conta Hallyda Moura. A Prefeitura já investiu na instalação de radares com câmeras e sinalização, além de instituição a Guarda Municipal após municipalizar o trânsito.

Participaram da reunião representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), HRTM, Polícia Rodoviária Federal, II URSAP, Corpo de Bombeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (CEREST) e de diversas secretarias municipais.

Total de acidentes de trânsito que tiveram vítimas atendidas no Hospital Regional Tarcísio Maia, após salvamento do SAMU de janeiro a junho de 2015:

Total de acidentes de trânsito no Hospital Regional Tarcísio Maia de janeiro a junho de 2015:

Acidentes de motocicleta: 2.629 (73,75%);

Acidentes com automóveis: 423 (11,86%);

Acidentes com bicicleta: 127 (3,56%).

Municípios que mais registraram acidentes de trânsito: Mossoró, Assu, Baraúna, Areia Branca, Apodi, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel,  Grossos e Upanema.

O Projeto Vida no Trânsito é uma ação global existente em vários países, como Rússia, Turquia, China, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã. No Brasil, as capitais beneficiadas pelo projeto são Palmas (TO), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Natal (RN), entre outras.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário