01 MAI 2024 | ATUALIZADO 16:59
SAÚDE
Da redação
06/07/2015 08:21
Atualizado
13/12/2018 00:47

Robinson anuncia implantação de Ronda Cidadã em 15 dias

De acordo com o governador, o programa é inspirado é inspirado no "Tolerância Zero" implantado em Nova Iorque e que reduziu substancialmente a violência
Cezar Alves

O Governo do Estado lançará nos próximos 15 dias o programa Ronda Cidadã, que deve garantir a presença policial nos bairros e na proximidade ao cidadão para combater a violência. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (06) pelo Governador Robinson Faria.

“Nos próximos 15 dias vamos lançar o programa Ronda Cidadã, que é inspirado no programa Tolerância Zero implantado em Nova Iorque pelo então prefeito Rudolf Juliani e que reduziu significativamente a violência. É um modelo que foi aprovado em Nova Iorque e foi reproduzido em outras cidades com muito sucesso. A exemplo de Bogotá, na Colômbia, que hoje é exemplo mundial de enfrentamento à violência”, informou.

O Governador explicou que o Ronda Cidadã vai assegurar a presença policial nos bairros e maior agilidade: “As equipes policiais poderão ser acionadas diretamente pelos comerciantes e chegarão ao local em três minutos”.

Ainda sobre segurança pública, Robinson Faria citou ações efetivas da administração nos primeiros seis meses, como a promoção de 1.300 policiais. “De uma só vez promovemos estes policiais, foi a maior promoção concedida por uma administração no Rio Grande do Norte”, enfatizou.

“Também estamos pagando em dia as diárias operacionais, isso valoriza o profissional e melhora a qualidade do serviço prestado à população”, disse o Governador citando em seguida, que, no RN, em 2015, houve redução de 15% no número de homicídios.

“Isto é altamente significativo, por que a ONU prevê a redução de 5% ao ano, e, no Rio Grande do Norte, conseguimos reduzir três vezes mais em seis meses”.

HUB DA TAM

Sobre a possibilidade de instalação do HUB da TAM no RN, Robinson Faria disse que já no início do segundo mês do Governo procurou a presidente da companhia aérea para saber as condições e colocar o Estado como candidato a sediar o Centro de Operação da empresa. E para que a TAM decida pelo Rio Grande do Norte, o Governador mostrou que várias medidas já foram tomadas como a redução do ICMS do querosene de aviação, a retomadas das obras do acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante e outras medidas fiscais estão sendo formatadas como a redução do ICMS para aquisição de aeronaves e peças. Além disso, o Governador ressaltou o fato de Natal possuir a maior rede hoteleira do Nordeste, o aeroporto ter sua administração privatizada e possuir grande área de expansão no entorno.

“Estes são diferenciais competitivos que temos. Estamos trabalhando muito e vamos fazer mais para assegurar que o HUB vem para nosso Estado, até por que vai representar um investimento de R$ 5 bilhões pela TAM e a geração de 12 mil empregos diretos”. Comprovando que as ações de incentivo ao turismo são acertadas e produzem resultados imediatos, Robinson Faria destacou também que a redução do ICMS do querosene de aviação duplicou o movimento turístico em Natal e gerou novos voos a partir de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Buenos Aires, e serão iniciados voos de Milão e Cabo Branco.

FUNDO PREVIDENCIÁRIO

Os saques realizados no fundo previdenciário para pagar a folha de pessoal nos primeiros meses do governo serão repostos até o final da gestão. Este acordo foi firmado com o Ministério da Previdência. O atual Governo vai repor os saques feitos em 2015 e na gestão anterior.

ARRECADAÇÃO

Robinson Faria confirmou o aumento da arrecadação do Estado nos quatro primeiros meses do ano em 22%. Este resultado coloca o RN em primeiro lugar no Nordeste e em segundo no Brasil. “É uma resposta às nossas políticas públicas, de uma equipe honesta e trabalhadora”, disse, lembrando que no Nordeste apenas o Rio Grande do Norte teve crescimento na arrecadação em 2015.

SAÚDE

Na área da saúde, a administração trabalha e incentiva a cogestão com os municípios e os consórcios regionais.

“Melhoramos o abastecimento dos hospitais que hoje chega a 85%, no Walfredo Gurgel há alguns dias não há pacientes nos corredores. Vamos abrir maternidades - em Macaíba, vamos fazer funcionar em um mês. Estamos avançando, vencendo etapas. Mas há ainda muito a fazer. Temos muitas demandas reprimidas de 10, 15 e 20 anos atrás”.

ABASTECIMENTO

Diante das dificuldades de abastecimento de água, Robinson Faria informou que o Governo programa a perfuração de quatro mil poços e a instalação de outros já perfurados. A administração deu a ordem de reinício das obras da Adutora de Pau dos Ferros, que vai abastecer aquela cidade e outros 12 municípios, dos quais, quatro, hoje, são abastecidos por carros pipa. O Governo também reiniciou as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. “Estamos atentos e dialogando em busca das soluções para atender as necessidades da população”. Ao citar ações como a liberação de duas mil licenças ambientais para instalação de empreendimentos, o Governador voltou a citar o compromisso da administração em desenvolver o Estado e o comprometimento de toda a equipe que, como prometeu em campanha, é formada por técnicos. “Vamos deixar o Estado em condição de modernidade, de pleno emprego e renda, com eficiência nos serviços públicos e essenciais”, concluiu.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário