12 JAN 2026 | ATUALIZADO 15:35
MOSSORÓ
Da redação
27/01/2017 09:36
Atualizado
12/12/2018 03:25

Guardas civis afirmam que intenção de Rosalba é acabar com a ronda escolar

Alerta foi feito durante assembleia geral do Sindiserpum na manhã desta sexta-feira, 27. Categoria também denuncia perseguições por parte da Prefeitura de Mossoró
Durante assembleia geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), na manhã desta sexta-feira, 27, guardas civis que estavam acompanhando a reunião relataram que a intenção da prefeita Rosalba Ciarlini é extinguir o pelotão da Ronda Preventiva Escolar (ROPE), implantado na gestão do ex-prefeito Francisco José Júnior.

O alerta foi feito pela guarda Lilian Cynthia. “Há rumores de que existe um projeto pronto reestruturando toda a Guarda e infelizmente ações que já fazíamos estão sob perigo. As BICs ela já disse que vai extinguir, o próprio general afirmou que isso é antigo, que não funciona”, relatou ao MOSSORÓ HOJE.

Cynthia ainda demonstrou preocupação com a ausência dos guardas em equipamentos da saúde, plantões que também foram instituídos na gestão passada. “Os plantões da saúde, com a presença da Guarda nas UBSs, UPAs, também não estão mais garantidos, Rosalba ainda não sinalizou sobre a continuidade do pagamento desses plantões”, relatou.

LEIA MAIS:

Rosalba ignora lei e nomeia coronel do Exército para comando da Guarda Municipal


Em greve desde o dia 23 de dezembro do ano passado, cobrando o pagamento de salários atrasados, entre outras reivindicações, a Guarda Civil também está enfrentando, segundo os seus servidores, perseguição por parte da atual gestão municipal. Em conversa com o MOSSORÓ HOJE, um guarda, que preferiu não ter sua identidade revelada, temendo maiores retaliações, revelou que agentes estão tendo os seus postos de trabalho trocados como forma de pressão.

“Já estão cortando ponto, mudando os postos dos guardas. Tem colega nosso que não tem mais nem o que comer, que o filho pede uma fruta e ele não tem para dar. Estamos fazendo campanhas, entregando cestas básicas. Há ainda os que estão indo trabalhar de carona, a situação é muito complicada. Além dos salários atrasados, temos outros problemas, como coletes vencidos, VTRs sem funcionar, uma estrutura muito precária”, resumiu o agente.

O MOSSORÓ HOJE entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, que informou não ter como responder no momento os questionamentos da reportagem, uma vez que o secretariado está reunido com a prefeita Rosalba Ciarlini.
 
Mais um sindicato emite nota contra o secretário de Segurança

As declarações do general Eliéser Girão, atribuindo o atual momento de crise no Brasil a atitudes sindicais, continua gerando polêmica. Agora, foi a vez da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) emitir nota de repúdio contra o auxiliar da prefeita Rosalba Ciarlini. Confira:

“A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) vem a público manifestar seu repúdio contra as infelizes declarações feitas pelo general Eliéser Girão, secretário da Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana de Mossoró.

Demonstrando total falta de capacidade para o cargo que ocupa e sem ostentar um mínimo de respeito às lutas dos trabalhadores, Eliéser Girão buscou criminalizar o movimento sindical tentando, erroneamente, impingir à classe trabalhadora a culpa por suposta falta de ordem no país.

As declarações do secretário da Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana de Mossoró revelam sua falta de apego à cidadania, ao estado democrático de direito e à liberdade de expressão, pilares sobre os quais se assenta a luta da classe trabalhadora.
A FETAM/RN aproveita para se solidarizar com os integrantes da Guarda Municipal de Mossoró, vítimas da insensibilidade dos governantes e de arroubos tresloucados de gente da estirpe do senhor Eliéser Girão.

Por fim, manifesta seu irrestrito apoio à greve dos guardas municipais e ao Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Rio Grande do Norte (SINDGUARDAS) que vem capitaneando o movimento grevista da classe”.


LEIA MAIS:

Sindicatos nacionais emitem nota de repúdio contra secretário de Segurança de Mossoró


"Levamos uma porrada de forma covarde do governo Rosalba", diz presidente do Sindguardas

“Se não entendem o que é hierarquia e disciplina, estou mostrando”, diz secretário sobre guardas



 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário