10 MAI 2024 | ATUALIZADO 14:34
ECONOMIA
Amanda Nunes
04/08/2016 08:32
Atualizado
12/12/2018 05:20

Mais de 400 microempreendedores são registrados nos últimos 7 meses em Mossoró

Uma das opções encontradas pelos mossoroenses para manter a renda e continuar contribuindo com a Previdência Social tem sido investir em negócios próprios.
Agência Brasil
Em decorrência do alto número de desemprego muitas pessoas têm buscado alternativas para manter a renda. Uma das opções encontradas pelos mossoroenses tem sido investir em negócios individuais.

Nos sete primeiros meses do ano, 487 cadastros de microempreendedores individuais foram registrados em Mossoró.

Segundo Marcione Fernandes, analista técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o número é muito bom, considerando que essas pessoas já desenvolvem a atividade de forma  autônoma. “São pessoas que decidem formalizar a empresa. Se considerarmos que para cada empresa formal existem três informais, este número está bem elevado”, explica ela.

Desde 2010 o Sebrae trabalha com formalização de microempreendedores. Atualmente em Mossoró existem 6.904 formalizados, com crescimento anual de mil cadastros.

De acordo com Marcione, o ano de 2016 já se desenha com uma maior procura. “Estamos percebendo um ano bem positivo, talvez seja pelo fato de muitas pessoas terem perdido seu emprego, mas querem continuar contribuindo com a Previdência e buscam a formalização do negócio para isso”, destaca a analista técnica.

Faixa etária dos microempreendedores

Há uma variação entre as idades de microempreendedores que formalizam os negócios, mas a maioria deles está entre 31 e 40 anos, sendo 2.177.

Para Marcione, esse número pode ser explicado porque nesta idade as pessoas já estão mais cientes do que querem e procuram segurança para contribuição previdenciária "Nessa faixa de idade, o indivíduo já tem uma opinião formada do que quer, se quer ser empregado ou dono do próprio negócio. Outro fator interessante é que nesta idade as mulheres começam a ser mães e com a Previdência tem direito a salário materniadade. Em Mossoró, o número de mulher supera o masculino nos registros de formalização", informa.

Entre 18 e 20 anos  há registro de 73 microempreendedores; entre 21 e 3, cerca de 1.676; Entre  41 e 50 anos 1.803 cadastros; 51 e 60 são 983 formalizações; entre 61 e 70 são 168 oficializações e acima dos 70 anos o número é reduzido 24 microempreendedores formalizados. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário