A governadora Fátima Bezerra encerrou, nesta segunda-feira (9), no Centro de Convenções de Natal, o Curso de Formação Profissional (CFP) de 367 novos integrantes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Segundo Fátima Bezerra, a chegada dos novos policiais representa mais uma ação de fortalecimento da segurança pública no Rio Grande do Norte. “São 367 homens e mulheres que se dedicaram e concluem hoje esta etapa fundamental da trajetória profissional, passando a integrar definitivamente a Polícia Civil do nosso Estado. Delegados, escrivães e agentes que sabem o que os motiva, pois entrar para a Polícia Civil não é apenas exercer uma função; é, sobretudo, cumprir uma missão. A missão de servir à sociedade, defender e proteger a vida do nosso povo, garantir direitos e fortalecer a justiça”, disse.
A formação profissional, iniciada em outubro e promovida pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), teve duração de três meses e reuniu atividades teóricas e práticas voltadas à capacitação técnica, jurídica, operacional e física dos futuros servidores. Nesta turma, formaram-se 43 delegados, 111 escrivães e 213 novos agentes.
A governadora Fátima Bezerra detalhou que, entre 2019 e 2025, o Rio Grande do Norte investiu mais de R$ 500 milhões em segurança pública e realizou nove concursos públicos, resultando na contratação de 4,6 mil novos servidores, incluindo policiais, bombeiros, peritos e policiais penais.
“Quando assumimos, fazia 13 anos que não havia concurso para a Polícia Civil, o que gerou o maior déficit de policiais do Brasil. Enfrentamos essa situação e hoje celebramos a conclusão da terceira turma da nossa gestão. Estamos modernizando a investigação, fortalecendo a inteligência técnica e mantendo o respeito absoluto à legalidade. Parabéns a todos e que esta seja uma trajetória de honra e propósito a serviço da sociedade potiguar”, comemorou.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, destacou que a chegada dos novos policiais representa um reforço estratégico para o sistema de segurança potiguar, garantindo maior eficiência nas investigações e no atendimento à população. “Ao compreender a urgência no fortalecimento das instituições de segurança, a gestão estadual autorizou a convocação, atendendo a uma demanda histórica da categoria. O esforço conjunto entre o Executivo e a cúpula da Polícia Civil foi apontado como o pilar central para que os novos profissionais pudessem assumir suas funções”, complementou.
Durante a capacitação, os novos integrantes da Polícia Civil tiveram aulas de ética e direitos humanos, investigação de crimes patrimoniais e de homicídios, combate ao crime organizado, planejamento operacional e estratégico, comunicação social, técnicas de entrevista e interrogatório, defesa pessoal, abordagem e tiro.
A futura escrivã Talita Albuquerque Cabral falou da distinção entre a busca inicial por estabilidade financeira e a descoberta da verdadeira vocação policial. "Muito além de uma profissão, ganhamos todos uma missão que pulsa, exige e transforma", afirma a oradora, ressaltando que o compromisso firmado vai além do cargo público, tornando-se um propósito de vida.
Entre os formados, Brunielle Nathaly Alves teve a maior nota para o posto de agente da Polícia Civil. Luana Saraiva de Sousa foi a laureada pela maior nota obtida para o cargo de escrivão. Já na categoria de delegado, o destaque foi Mateus Rocha Rodrigues Alves.
A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes, ressaltou que, nos últimos quatro anos, três turmas de novos policiais participaram do Curso de Formação Profissional. “Com a entrada dos novos profissionais, o Estado atinge a marca histórica de 65% de reposição do efetivo da instituição, fruto de um investimento que quintuplicou nos últimos anos”, disse.
Ela pontuou que o curso integra a política de recomposição do efetivo da Polícia Civil, inserida em um conjunto mais amplo de investimentos realizados pelo Governo do Rio Grande do Norte desde 2019.
“A transformação da segurança pública do Rio Grande do Norte não está apenas no papel; ela se traduz em números reais de elucidação de crimes, no volume recorde de inquéritos remetidos ao Judiciário e em operações de repressão qualificada contra o crime organizado, a corrupção e a violência contra a mulher e grupos vulneráveis”, listou a delegada-geral.
A solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Araújo; do secretário-adjunto da pasta, delegado Osmir Monte; do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Herlânio Cruz; e da diretora da Academia de Polícia Civil, delegada Dulcinéia Costa. Também participaram o secretário de Estado da Fazenda, Cadu Xavier; o secretário extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro; o subcoordenador do Instituto de Identificação, Pedro Benício; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier; a secretária de Segurança Pública do Município de Natal, Samara Trigueiro; o representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte, promotor Victor Emanuel; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Carlos Kelsen; o defensor público Francisco Sidney de Castro; e a delegada-geral da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte. Também participaram representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.