Por Leandro Mazzini
Com Carol Purificação e Alexandre Brás
BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2026 - Nº 4.285
O debate em torno da regulação do delivery no Brasil, com o Grupo de Trabalho comandado pelo ministro palaciano Guilherme Boulos tramitando sem apoio de empresários e da categoria, segue uma trilha arriscada, parecida com o que houve nas cidades americanas. Nos Estados Unidos, a tentativa de proteger demasiadamente trabalhadores sem a necessária interface com o patronato resultou no repasse dos custos para consumidores e restaurantes. Tanto lá, quanto aqui, o cenário é de inviabilidade no setor, com efeito, dominó drástico: preços mais altos, restaurantes fechando as portas, menos pedidos e, consequentemente, queda de postos de trabalho para entregadores. A conferir.
Consta nos bastidores que foi um Deus nos acuda ontem pela manhã no Aeroporto de Guarulhos. A Polícia Federal teria “dormido” na triagem das cabines onde se verificam passaportes e deixou passar, no desembarque vindo dos EUA, o ex-presidente da Rioprevidência Deivis Antunes. Ele já tinha mandado de prisão. A PRF foi acionada de emergência e conseguiu interceptá-lo na estrada, já no Estado do Rio de Janeiro.
O Governo vai ter trabalho. Mesa Diretora começou a oficializar ontem as Comissões permanentes da Casa, antes do Carnaval – diferente dos anos anteriores. Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) será presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Crítico de Lula da Silva e do Itamaraty, o Príncipe promete promover debates duros para mostrar o que classifica de “irrelevância internacional do Brasil”.
A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político decidiu estruturar participação técnica inédita nas audiências públicas do TSE sobre as regras das Eleições de 2026. A entidade criou grupo de trabalho para analisar as minutas das resoluções eleitorais e formular propostas ao Tribunal, antes mesmo do início formal do calendário eleitoral.
Na CPI do Apagão Aéreo em 2007, Constantino Júnior, então CEO, usou mantra de defesa que garantiu a credibilidade da companhia enquanto a mídia repetia “acidente da GOL”: “É o acidente que vitimou o Boeing da GOL”. E ele estava certo, cheio de provas. Uma delas: os pilotos do jato Legacy (livres!) tinham desligado o transponder. A GOL melhorou o setor no País e o Brasil perdeu um grande e visionário empresário.
Lula da Silva, que tem memória curta – pelo visto no discurso elogioso ao STF na segunda-feira – foi profético lá atrás: “Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada...”
#Supermercados Mundial faz degustação de vinhos brancos, rosés e espumantes de hoje a 28/2.
#Obramax vai investir R$ 1,8 mi em formação para construção civil.
#Eduardo Junqueira é novo diretor de tecnologia da Dedalus.
#SCTI de SP abre inscrições do Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas até 17/2.
#Remessa Online patrocina Corinthians Futebol Feminino.
#Desapegue com propósito: Clube do Ser realiza evento sobre escolhas que libertam, amanhã, em Ipanema (RJ)