A emoção mudou o cenário no fim da tarde deste domingo (25) no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza–CE. Movidos pela saudade, orgulho e sentimento de gratidão, mães, pais e demais familiares foram receber os 20 alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró que voltavam de Brasília–DF, após cumprirem a primeira viagem do intercâmbio cultural do programa “Partiu Brasil”.
Passava das 16h de domingo quando os familiares dos alunos chegaram ao aeroporto de Fortaleza para recebê-los. Nas mãos, faixas contendo frases de carinho e no coração muita saúde e orgulho que resultaram em choros e risos. Foi assim o reencontro dos alunos com a família após uma semana longe de casa, cumprindo a agenda do programa na capital do Brasil.
Para os alunos, reencontrar a família no aeroporto foi uma surpresa que eles destacam como muito especial. “Eu não esperava por essa surpresa. Eu já estava muito feliz por estar voltando para casa e quando vi meus pais aqui me esperando não deu para segurar, comecei logo a chorar. Foi uma ótima surpresa” relatou Mariana Niele Rebouças, 13 anos.
Mãe de Mariana, Maria Narcisa Rebouças disse que poder presenciar a chegada da filha foi um momento muito importante. “Eu estou muito feliz porque ela chegou, estava com meu coração apertado e contando as horas para ela chegar.”, declarou Narcisa.
Maria Clara Sena da Costa retrata a emoção de ver os pais no aeroporto para recebê-la. “Essa cena eu nunca vou esquecer. Ter aquela lembrança do carinho de casa e ver minha família aqui nos esperando significa que valeu a pena”, relatou Maria Clara.
PRIMEIRA VIAGEM DO PROGRAMA “PARTIU BRASIL”
Para a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), a concretização do programa significa a realização de um sonho. “Foi a realização de um sonho que planejamos desde o início do ano e finalmente concretizamos, hoje o programa é uma realidade bem sucedida. Essa semana em Brasília–DF, foi algo de saltar os olhos de conhecimento, de construção educacional pelas quais esses alunos passaram. Foi uma imersão cultural de fato, pela importância cultural da capital do nosso país, política e geograficamente falando. Tenho certeza que todos os alunos voltaram com muito conhecimento na bagagem e a gente pode perceber nos olhos de cada um deles a felicidade de ter participado desse programa que se consolida com muito sucesso”, retratou o secretário adjunto de Educação, Adler Severiano.
Para a Secretaria Municipal de Educação, a conclusão da primeira turma do programa “Partiu Brasil” representa dever cumprido. “A sensação é de dever cumprido, de ter deixado uma mensagem clara para esses alunos que vale muito a pena estudar e, sobretudo, para os nossos 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. O programa já vai ser pensado agora para sua segunda edição, visando passar pelas principais cidades do país, levando muito conhecimento, assim como foram esses sete dias em Brasília–DF”, acrescentou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.
Após a chegada dos estudantes, a equipe da SME proporcionou um momento oficial aos alunos que foi o recebimento do certificado e participação na primeira edição do "Partiu Brasil". O documento também delega aos alunos a responsabilidade de se tornarem embaixadores do programa, dando a eles a tarefa de repassar as experiências vividas como incentivo para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Criado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”, o “Partiu Brasil” é pioneiro no Estado e pretende proporcionar aos estudantes da rede pública municipal intercâmbio pelas principais cidades do país. O primeiro destino do programa foi Brasília–DF e nos próximos dias está previsto o lançamento da segunda edição do programa.