O Governo do Rio Grande do Norte nomeou, nesta quarta-feira (31), mais 862 profissionais concursados da área da saúde para reforçar o atendimento no interior do estado, distribuídos entre as sete regionais de saúde: Agreste-Litoral Sul, Oeste, Mato Grande, Seridó, Trairi-Potengi, Alto Oeste e Vale do Açu.
Com essa nomeação, o governo ultrapassa 1,7 mil convocados desde a homologação do último concurso da saúde, reforçando serviços essenciais em municípios do interior potiguar.
O grupo de convocados inclui profissionais de diferentes áreas, como técnicos de enfermagem, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, analistas farmacêuticos, técnicos de laboratório e radiologia, além de médicos clínicos gerais, cardiologista e anestesiologistas, com destaque para a Região Oeste, que recebeu o maior número de convocados.
Em suas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra compartilhou um vídeo celebrando o reforço no quadro de servidores da saúde e ressaltou que a medida representa mais estabilidade e qualidade no atendimento à população potiguar, destacando também o compromisso de substituir gradualmente contratos temporários por servidores efetivos.
"Nomeamos mais 862 profissionais concursados para reforçar o atendimento no interior, fortalecendo nossas regionais de saúde. E em janeiro tem mais: sai a convocação da educação. Essa convocação substitui contratos temporários por servidores efetivos, sem impacto financeiro, garantindo mais estabilidade e qualidade no serviço prestado ao povo potiguar. Sigamos trabalhando com responsabilidade, valorizando o servidor. Mais saúde e mais educação para 2026", destacou.
Na publicação, ela enfatizou que a ação faz parte de um processo contínuo de recomposição do quadro de funcionários públicos estaduais, com foco na valorização do servidor e melhoria dos serviços públicos.
Convocação da educação em janeiro
Além da nomeação na saúde, o Governo do Estado anunciou que em janeiro de 2026 será divulgada a convocação dos aprovados no concurso da educação, reforçando o quadro de professores e profissionais da educação básica. A iniciativa segue a mesma lógica de substituir contratos temporários por servidores efetivos, garantindo mais estabilidade e qualidade ao serviço prestado à população potiguar.
Esse movimento, que ainda deve ter a lista oficial publicada em Diário Oficial e nas redes sociais da governadora, é visto como um passo importante para reduzir a dependência de contratos temporários e fortalecer o desempenho das escolas públicas estaduais. (anúncio mencionado nas redes e comunicado institucional da gestão; previsão de publicação em janeiro)
Profissionais convocados por região (saúde)
Agreste-Litoral Sul – 36
Oeste – 428
Mato Grande – 43
Seridó – 145
Trairi-Potengi – 36
Alto Oeste – 315
Vale do Açu – 39