05 DEZ 2025 | ATUALIZADO 23:37
MOSSORÓ
25/11/2025 07:47
Atualizado
25/11/2025 12:56

Instituto Neoenergia e Prefeitura entregam nova iluminação do Museu Lauro da Escóssia

Para o Programa de Iluminação Cultural ser redirecionado para Mossoró, o Instituto Neoenergia analisou a vocação turística de Mossoró, se o prédio do museu está preservado (no caso, foi restaurado e entregue pela Prefeitura Municipal em 2023), que possa receber uma estrutura de iluminação especial, valorizando sua arquitetura e seus artefatos históricos, além de uma parceria com as Secretarias de Cultura e Educação. “Eu amo ver crianças consumindo cultura. Eu vi crianças ali, que conhecendo o passado, conseguir sonhar com um futuro melhor, mais saudável. Espaço como este ajuda a sonhar”, destaca.
Para o Programa de Iluminação Cultural ser redirecionado para Mossoró, o Instituto Neoenergia analisou a vocação turística de Mossoró, se o prédio do museu está preservado (no caso, foi restaurado e entregue pela Prefeitura Municipal em 2023), que possa receber uma estrutura de iluminação especial, valorizando sua arquitetura e seus artefatos históricos, além de uma parceria com as Secretarias de Cultura e Educação. “Eu amo ver crianças consumindo cultura. Eu vi crianças ali, que conhecendo o passado, conseguir sonhar com um futuro melhor, mais saudável. Espaço como este ajuda a sonhar”, destaca.
Foto: Pedro Cezar

O Instituto Neoenergia, do Grupo Espanhol Iberdrola, e a Prefeitura Municipal de Mossoró-RN inauguraram no início da noite desta segunda-feira, 24, a nova iluminação ecoeficiente em construções históricas no Museu Municipal Lauro da Escóssia, em Mossoró-RN.

A nova iluminação faz parte de um projeto que prevê, além da iluminação especial, uma ação de educação patrimonial, envolvendo alunos e professores da rede municipal de ensino da cidade e também da zona rural, além de intervenção cultural celebrando a história, a memória e a capacidade criativa do povo mossoroense através de seus jovens.

A presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, destacou, em entrevista ao MOSSORÓ HOJE, que todo ano é escolhido uma cidade, que o Grupo Neoenergia tem concessão, para receber os benefícios do Programa de Iluminação Cultural 2025. No Rio Grande do Norte, Mossoró é a segunda cidade a receber. O primeiro escolhido foi Natal.

Para o Programa de Iluminação Cultural ser redirecionado para Mossoró, o Instituto Neoenergia analisou a vocação turística de Mossoró, se o prédio do museu está preservado (no caso, foi restaurado e entregue pela Prefeitura Municipal em 2023), que possa receber uma estrutura de iluminação especial, valorizando sua arquitetura e seus artefatos históricos.

Segundo Renata Chagas, o mais importante, para um município ser escolhido, é a parceria com a Prefeitura Municipal, através de suas secretárias de Educação e Cultura. De Educação, para que o museu possa ser um local para aulas de campo especial, que possa realmente possibilitar as crianças conhecer seu passado, para sonhar com um futuro promissor.

Ela explicou que o programa é dividido em três eixos, o programa contemplou o projeto luminotécnico com foco na valorização cênica e arquitetônica do empreendimento; ação de educação patrimonial, que envolve alunos e professores da Rede Municipal de Ensino das zonas urbana e rural; além de uma intervenção cultural que celebrará a história, a memória e a capacidade criativa dos participantes em novembro.

Renata Chagas disse que Mossoró tem todos os requisitos exigidos para desenvolver o Programa de Iluminação Cultural 2025. Eu amo ver crianças consumindo cultura. Eu vi crianças ali, que conhecendo o passado, conseguir sonhar com um futuro melhor, mais saudável do ponto de vista ambiental e cultural. Espaço como este ajuda a sonhar”, destaca.

O prefeito Allyson Bezerra e a secretaria de Cultura Janaina Holanda festejaram o benefício. O prefeito Allyson lembrou que a Prefeitura restaurou e entregou o Museu Lauro da Escóssia a comunidade já pouco tempo e que o Programa de Iluminação Cultural 2025 chegou num momento certo para completar este belíssimo equipamento cultural de Mossoró.

Lembrou também que a região do Museu, no Centro de Mossoró, era onde acontecia tudo no passado. O próprio prédio conta história de Mossoró. Além disto, agora conta com a exposições de traços da história de Mossoró, como exposição da obra do fotógrafo Manoelito, artefatos indígenas, de paleontologia, entre outros importantes na história de Mossoró.

História viva em Mossoró

O Museu Histórico Lauro da Escóssia possui um valioso acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história de Mossoró. Inaugurado em 1948, é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade. Com o apoio do Instituto Neoenergia, a revitalização do espaço e o trabalho educativo contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente os de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.

“A educação patrimonial ganha força justamente por envolver diferentes olhares e narrativas com a identidade de Mossoró. É também uma forma de sensibilizar a comunidade, especialmente as novas gerações sobre a importância da valorização da memória já existente e da construção dos saberes que vão moldar o futuro do município", explica Zeca Barros, gestor executivo da Brasilis Produções Culturais, instituição parceria do programa.

10 anos de história

Criado em 2015 pelo Instituto Neoenergia, o Programa de Iluminação Cultural já está em sua oitava edição. O objetivo é contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico. Ao instalar uma nova iluminação ecoeficiente em construções históricas brasileiras, o projeto também ajuda a estimular o desenvolvimento socioeconômico e o turismo sustentável, principalmente, nas regiões onde a Neoenergia está presente.

Ao longo desses 10 anos, o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de sete monumentos: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA); e Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém (SP).


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário