Começam nesta segunda-feira (1º) as apresentações do Oratório de Santa Luzia 2025. O espetáculo, apresentado ao ar livre no adro da Catedral, onde também acontece a trezena da festa da padroeira, segue até o dia 11 de dezembro.
O Oratório conta com a participação de dezenas de artistas locais, que retratam a história da Virgem de Siracusa. A direção é de Júnior Félix; a dramaturgia, de João Marcelino; a trilha sonora original, de Danilo Guanais; e a coreografia, de Hikro Mendonça e Adriano Duarte. A atriz Joyce Marinho interpreta Santa Luzia, e a produção geral é assinada por Jucelito Barbosa de Góis.
Reconhecido por lei como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, o Oratório celebra 25 anos nesta edição, que chega repleta de novidades e promete encantar o público.
A programação da Festa de Santa Luzia 2025 foi aberta no domingo (30), reunindo um grande público no adro da Catedral para o início dos festejos, com show do padre João Carlos.
Nesta segunda-feira, têm início o Trezenário e o Oratório de Santa Luzia. De hoje até o dia 12, haverá missa diariamente na Catedral às 6h. Das 7h às 10h, ocorrerão Confissões, e das 7h às 11h, a Adoração ao Santíssimo. Às 11h30, haverá missa na Catedral; às 16h, Trezena; às 18h, o Palco Luz, seguido de Trezena campal às 19h30 e do Oratório, às 21h. Os pregadores mudam diariamente.
Os festejos serão encerrados no dia 13, com a tradicional procissão de Santa Luzia, que atrai, todos os anos, mais de 100 mil pessoas.