O nível do rio do Carmo, perenizado pelas comportas da barragem de Umari, em Upanema, baixou drasticamente na região do Assentamento Paulo Freire nos últimos 15 dias, levando preocupação profunda aos pequenos produtores daquela região.
Rio do Carmo baixa drasticamente em apenas 15 dias
Reportamos os fatos e a deputada estadual Isolda Dantas fez contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, SEMARH, solicitando que a vazão das comportas da Barragem de Umari, em Upanema, fosse ampliada, para atender os pequenos produtores.
O trabalho foi realizado ainda nesta quarta-feira, 5. A vazão das comportas era de 900 litros por segundo e agora está em 1.800 litros por segundo, o que seria água suficiente para perenizar o leito do rio na região do Assentamento Paulo Freire e Melancias.
Em vídeo gravado e divulgado nas redes sociais, a deputada Isolda Dantas disse que as comportas precisam ampliar a vazão, para que, assim, a Barragem de Umari, cumpra sua missão para qual foi construída, garantir água ao longo do ano aos agricultores.
Porém, explica a deputada estadual: “É preciso que esta ampliação de vazão das comportas seja realizada com base em estudos técnicos, porque se abrir muito, prejudica os salineiros na região da comunidade do Carmo e isto também não queremos”, destaca Isolda Dantas.
Em contato com o MH, os agricultores da região do Assentamento Paulo Freire e Melancias, agradeceram por reportar os fatos e também a deputada Isolda Dantas por fazer contatos com a SEMARH para que a vazão das comportas fossem abertas.
Eles acreditam que ainda neste final de semana, o volume de água do rio volte ao normal na região de Paulo Freire e Melancias e eles voltem a irrigar os cultivos de hortaliças, que já estava prejudicada devido à salinidade da água ter sido alterada (aumentado).