No início da manhã desta segunda-feira, 3, o servidor da Agrícola Famosa, Ubiratan das Chagas, de 42 anos, natural de Afonso Bezerra-RN, foi socorrido em estado grave pelo SAMU, para o Hospital Regional Tarcisio Maia, em Mossoró-RN, após sofrer acidente na BR 304, no trecho que compreende entre as cidades de Assu-RN e Mossoró.
Ubiratan das Chagas estava pilotando uma motocicleta tipo Honda Broz pela rodovia federal no sentido Assu/Mossoró. Em sua frente, trafegava um veículo da Prefeitura Municipal de Afonso Bezerra-RN. Após o assentamento Quixaba, Ubiratan tentou ultrapassar este veículo pelo acostamento e bateu na traseira de uma Frontier prata que estava parada no local.
Ao se chocar com a traseira da frontier, Ubiratan perdeu o controle da moto, voltando na direção da pista de rolamento, onde se chocou com a lateral do carro da Prefeitura de Afonso Bezerra, veículo este que estava tentando fazer a ultrapassagem pelo acostamento.
O motorista deste veículo, Benedito Bernardo, ficou no local prestando socorro ao conterrâneo. Ele contou com apoio de outras pessoas que chegaram ao local, inclusive com um lençol para protege-lo do sol quente, enquanto a equipe do SAMU chegava para prestar os primeiros socorros no local e leva-lo para o Pronto Socorro.
Benedito contou ao MH, que o veiculo que dirigia terminou evitando que Ubiratan caísse no meio da pista e fosse esmagado por outros veículos passando pelo local. Foi ele que acionou a PRF e também o SAMU, para socorrer Ubiratan para o Hospital Regional Tarcísio Maia. A vítima estava com fraturas expostas na perna e várias escoriações pelo corpo.
Uma equipe da PRF chegou rapidamente ao local, adotando medidas urgentes para reduzir a velocidade dos veículos no local e novos acidentes. O PRF Onildo Bezerra destacou que acidentes desta natureza quase sempre acontece porque o motociclista ou motorista viajam sem fazer um bom planejamento, para trafegar sem presa, tranquilo, com mais segurança.
Onildo Bezerra observou também que, havendo a duplicação da BR 304, acidentes desta natureza vão acontecer com menor frequência, pois haverá melhor acostamento e a pista de rolamento mais espaço para ultrapassagem. Ele adverte fortemente a necessidade de fazer um bom planejamento para qualquer que seja o deslocamento.
“O problema é a presa, é o improviso, associado a imperícia do motociclista ou o motorista, que termina em acidentes”, acrescenta o PRF, mostrando a velocidade dos caminhões e carros de passeio passando pelo local, mesmo com a sinalização de acidente no local. Com a duplicação, vem junto a sinalização e mais espaço para atender a demanda de fluxo.
As causas do acidente ainda serão investigadas. Por volta das 14 horas, servidores do HRTM informaram que o quadro de saúde de Ubiratan das Chagas inspirava cuidados médicos.