A Prefeitura de Mossoró e o Núcleo Gestor de revisão do Plano Diretor do município tem realizado semanalmente as etapas de oficinas setoriais e territoriais para debater pontos estratégicos que tangem o futuro da cidade de Mossoró.
Todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo, comissão de levantamento de dados e setores específicos da sociedade podem ser acompanhados pela sociedade através do site oficial do Plano Diretor. Para o cidadão que quer e pode opinar, é importante saber que o plano diretor deverá incluir medidas de promoção para uso sensato do solo e a preservação de áreas verdes, buscando garantir uma maior qualidade de vida à população. Além disso, o investimento em infraestrutura, e a criação de espaços inclusivos de convívio popular.
Para serem elaboradas propostas firmes, consistentes, com zelo pelo previsto na Constituição Federal, o trabalho conta com um braço forte no setor de engenharia, arquitetura e jurídico do Poder Público Municipal na elaboração do Marco Regulatório do crescimento urbano de Mossoró, de forma responsável e benéfica à coletividade.
“O plano diretor é um instrumento importantíssimo para o crescimento de qualquer cidade, ele é quem direciona essa evolução e, na realidade, é um planejamento para os próximos 10, 15, 20 anos da cidade. A gente fez a primeira versão desse plano diretor em 2006, que foi aprovado a primeira vez e agora, na renovação, é o momento de a gente entender todo o processo que a cidade passou de lá até aqui, e agora poder fazer ajustes nessa documentação, ajustes nessa lei para a gente poder continuar crescendo, mas com qualidade de vida para os cidadãos mossoroenses”, ressaltou Alexandre Lopes, conselheiro do CAU/RN (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande Norte).
O site disponibiliza atas, decretos, agendas e notícias para que a população possa acompanhar e dá sugestões para o desenvolvimento da atualização do Plano que deve “pensar” o município de Mossoró para os próximos dez anos.
O mossoroense pode apresentar ideias, sugestões que possam ser integradas ao plano, por eixos temáticos, como Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Habitação, Equipamentos públicos, Segurança e Mobilidade Urbana, Turismo, Desenvolvimento Econômico.
A construção do novo Plano Diretor prevê a participação popular, proporcionando a inclusão dos cidadãos nas decisões a médio e longo prazo do nosso município. No “mapa colaborativo” é possível enviar as sugestões específicas para ruas, bairros e cidade em geral.
Entre os coordenadores do trabalho de criação do Plano Diretor de Mossoró, está a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Sariny Nobre, que preside as reuniões. O trabalho começou em março de 2024, em reunião realizada na Estação das Artes.