Mossoró, RN – A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) comemorou, na noite desta sexta-feira (29), os 20 anos de sua federalização em uma Assembleia Universitária que reuniu autoridades, imprensa, estudantes e a comunidade acadêmica. O evento, presidido pelo reitor Rodrigo Codes, contou com a presença ilustre do ministro da Educação, Camilo Santana, da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e de representação das Prefeituras de Mossoró, Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos.
Durante a solenidade, o ministro Camilo Santana anunciou novos investimentos e projetos para a instituição. "Estamos investindo quase 25 milhões de reais do PAC aqui na Ufersa. Vamos agora autorizar um novo concurso público também para a criação de vagas de professores e servidores", destacou o ministro, que também se comprometeu a analisar a demanda por um campo multiuso para os campi de Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos. Recebeu cobranças pela instalação de um hospital universitário em Mossoró, para fortalecer as faculdades de medicina e para fortalecer a demanda de saúde da região.
A governadora Fátima Bezerra, que participou da luta pela transformação da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em universidade federal, celebrou a data com emoção. “É preciso falar de Educação para celebrar duas décadas de transformação. Eu me emociono porque participei dessa luta desde o início. Significa hoje a gente celebrar essas duas décadas, renovando cada vez mais a esperança e a confiança pelo quanto essa universidade já promoveu a inclusão social", afirmou.
Na época da transformação da ESAM em UFERSA, o reitor era o professor Josivan Barbosa Menezes Feitosa, que fez toda a articulação junto a classe política local e também do Estado para que o Governo Federal consolidasse a transformação, não só no papel, mas também com investimentos significativos na construção e instalação dos Campis da instituição em Pau dos Ferros, Caraúbas, Angicos, bem como o fortalecimento, com ampliação e estruturação do Campos Central em Mossoró. A instituição saiu de 800 alunos para quase 15 mil atualmente.
O reitor Rodrigo Codes exaltou o papel da universidade no desenvolvimento regional. “A nossa universidade tem a missão de difundir conhecimentos na educação superior para o desenvolvimento do semiárido. Temos sido um motor do desenvolvimento regional e, com a interiorização do ensino superior, temos transformado as vidas de muitos jovens e, principalmente, de suas famílias”, disse.
A cerimônia oficial também foi palco da entrega de importantes honrarias. O título de Dra. Honoris Causa foi concedido à ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, que não pôde comparecer. O professor José Espínola Sobrinho recebeu o título de Professor Emérito, e o diploma de Mérito Administrativo foi outorgado ao professor Josivan Barbosa Menezes Feitosa e aos servidores técnicos-administrativos Antônio Aldemir Fernandes Lemos (aposentado) e Marcus Vinícius Rocha Herculano. A Medalha Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia foi entregue a Isaura Amélia Rosado de Souza.
Criada em 1967 como ESAM, a instituição foi transformada em universidade federal em 29 de julho de 2005, pela Lei 11.155, sancionada pelo então e atual presidente da república Luis Inácio Lula da Silva. Atualmente, a Ufersa conta com quatro campi (em Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros) e oferece 47 cursos de graduação em oito áreas do conhecimento. São mais ou menos 600 professores e 15 mil universitários.
Acompanharam a programação o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Isolda Dantas, a deputada estadual Divaneide Basílio, O reitor da Universidade Federal do Ceará Custódio Almeida, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e presidente da Associação Brasileira de Reitoreas e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Cicília Maia, o vice-reitor da UFERSA Nildo Dias, os vereadores de Mossoró Marleide Cunha, Thiago Marques e Genilson Maia, presidente da Câmara Municipal.