05 DEZ 2024 | ATUALIZADO 18:31
POLÍTICA
27/10/2024 18:53
Atualizado
27/10/2024 18:53

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com 55,34% dos votos

Prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, de 59 anos, é filiado ao União Brasil e chegou a Prefeitura da capital como apoio do atual prefeito Alvaro Dias, dos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentin e a marca Bolsonaro. Ele começou a carreira política como vereador, foi vice-prefeito e estava na função de deputado federal, que agora vai se desligar para assumir a Prefeitura de Natal a partir de janeiro de 2025.
Prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, de 59 anos, é filiado ao União Brasil e chegou a Prefeitura da capital como apoio do atual prefeito Alvaro Dias, dos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentin e a marca Bolsonaro. Ele começou a carreira política como vereador, foi vice-prefeito e estava na função de deputado federal, que agora vai se desligar para assumir a Prefeitura de Natal a partir de janeiro de 2025.

Paulinho Freire, do União Brasil, é eleito para prefeito de Natal pelos próximos quatro anos, com 55,34% dos votos, numa disputa com a deputada federal Natalia Bonavides, do PT, que ficou com 44,66%.

A eleição em Natal teve seis candidatos a prefeito no primeiro turno: Paulinho Freire, Natalia Bonavides, Carlos Eduardo (PSD), Rafael Motta (Avante), Nando Poeta (PSTU) e Hero (PRTB).

No período pré-campanha, as pesquisas mostravam Carlos Eduardo com amplas chances de vencer o pleito. Entretanto, quando começou a corrida nas ruas, os quadros mudaram.

Paulinho Freire, com o apoio do prefeito Alvaro Dias, saltou a frente. Em seguida, ocorreu a reação de Natalia Bonavides e os dois terminaram ficando para decidir em segundo turno.

Neste domingo, o Tribunal Regional Eleitoral considerou Paulinho Freire eleito prefeito com 95% das urnas apuradas. Paulinho aparecia com 55% e Natalia 44%.

Com apenas duas ocorrências, o secretário de segurança do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, considerou “um dos pleitos mais tranquilos”, disse.

A deputada federal Natalia Bonavides perdeu a eleição com apoio de Lula, da governadora Fátima Bezerra, entre outras autoridades do Rio Grande do Norte e do Brasil, que declararam apoio a sua campanha.

"Ao receber o resultado das urnas, escreveu: "A democracia existe, as urnas são seguras e a população livre para escolher seus representantes. Como eleitora da cidade, lamento pelo continuísmo de uma política arcaica e sem comprometimento. Vida que segue, vamos pra frente torcendo para que o eleito faça de Natal uma cidade melhor para todos os natalenses", Natália.

Já Paulinho Freire escreveu: "Obrigado, Natal! Essa vitória é de todos vocês! Foram muitos momentos de luta, de dedicação e de escuta atenta aos natalenses. Agora, nossa cidade não vai parar de avançar. Juntos, conquistamos o sonho da Natal do futuro. Agradeço a Deus e a cada um que acreditou e esteve ao nosso lado. Vamos continuar seguindo em frente, construindo uma cidade melhor para todos!"


Quem é Paulinho Freire, prefeito eleito de Natal

Paulinho Freire, de 59 anos, começou sua caminhada política na Câmara Municipal de Natal, quando foi eleito vereador em 1992 pelo então PMDB. De 1997 a 2002, foi presidente do legislativo da capital Natal. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal, no período que teve Micarla de Sousa como prefeita. Em seguida, voltou a Câmara em 2012 e teve um mandato renovado. Em 2022, foi eleito para o Congresso como deputado federal. Em sua campanha, contou com apoio do atual prefeito, Alvaro Dias, senadores Styvenson Valentin e Rogério Marinho, além de levar com ele a marca Bolsonaro.


“Um dos pleitos mais tranquilos”, diz Secretário de Segurança do RN

Natal vivenciou neste domingo (27), dia do segundo turno das eleições municipais, “um dos pleitos mais tranquilos de todos os tempos”. A fala é do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva. Até às 18h20, apenas duas ocorrências de crime eleitoral haviam sido registradas na cidade. Foi um caso de propaganda irregular e outro de desordem, ambas na Zona Norte da capital.

A ocorrência de propaganda irregular foi registrada por volta das 14h15, no bairro de Igapó, por policiais militares do 4º Batalhão, após constatarem denúncia feita ao 190. Foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) ainda no local e o homem, de 52 anos, liberado logo em seguida. Material de campanha foi apreendido.

A segunda ocorrência envolveu uma mulher de 63 anos, que foi denunciada por um mesário e autuada por desordem. Aconteceu por volta das 16h30, dentro do colégio CDF, na Av. Maranguape, no bairro Potengi. A ocorrência também foi atendida por policiais militares, que a conduziram para a 2a Delegacia de Plantão da Polícia Civil.

Presidente do TRE-RN enaltece integração entre as forças de segurança

No final da manhã, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN, desembargadora Maria de Lourdes Azevedo, acompanhada de outras autoridades da Justiça, fez uma visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, instalado na SESED, para conhecer de perto o esquema se segurança montado e como foi feito o acompanhamento da Operação Eleições 2024. Na ocasião, o coronel Araújo apresentou um panorama das ações realizadas pelas forças estaduais, integradas com as forças federais e municipais.

Ainda durante a visita, a desembargadora agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos na operação e enalteceu a integração entre as forças de segurança que atuam no estado, que desempenharam papel fundamental para que o segundo turno transcorresse com total normalidade e tranquilidade, assim como aconteceu no primeiro turno.

“A Justiça Eleitoral atua com muito mais tranquilidade sabendo que todas as forças de segurança estão trabalhando por uma único objetivo: garantir que o natalense possa exercer sua cidadania e seu direito de voto“, destacou a presidente do TRE-RN.

A visita teve presença de juízes federais, estaduais, além dos gestores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Ministério Público Estadual e Agência Brasileira de Inteligência.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário